A Receita Federal mudou as regras para a declaração de Imposto de Renda neste ano. A partir de agora, algumas pessoas físicas que forem sócias de uma empresa não terá mais que apresentar as contas ao Leão.
O objetivo é evitar que pessoas que têm participação em empresas inativas, por exemplo, façam a declaração desnecessariamente. De acordo com a Receita, só no ano passado o órgão recebeu 5 milhões de declarações de pessoas que não tinham rendimento, mas eram sócias de alguma empresa.
Parcelas
Outra mudança é na escolha do número de parcelas. Caso a pessoa opte por parcelar o pagamento em um determinado número de vezes e depois mude de ideia, ela pode retificar a declaração e ampliar o número de parcelas.
Bens
Também mudou o valor limite para pessoas que possuem bens e direitos. Até o ano passado, quem tinha bens em valores acima de R$ 80 mil eram incluídas no Imposto de Renda. A partir de 2010, esse valor mínimo passa a ser de R$ 300 mil.
A Receita Federal espera receber até 24 milhões de declarações de Imposto de Renda este ano. Em 2009, foram 25,5 milhões. O número de declarações poderia chegar a 27 milhões se as regras não fossem alteradas.
O período para entregar a declaração de Imposto de Renda vai de 1º de março a 30 de abril. Quem quiser mais informações ou consultar a situação do seu CPF pode entrar no site da Receita.
Carmen Amancio
Assessoria de Comunicação - Aciu
Fonte: carmen