O Hospital Hélio Angotti anunciou nesta segunda-feira (13) a realização de 140 mil exames de rastreamento de câncer de mama, de agora até outubro de 2026, beneficiando mulheres de 20 municípios da região. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) marcou presença no evento, com a participação da presidente Lídia Prata.
Esta quantidade de exames será possível graças ao projeto Linda Lifetech, que combina termografia e aprendizado de máquina avançado em uma poderosa rede neural, podendo avaliar mais de 1,5 milhão de variáveis para fornecer resultados rápidos e precisos em apenas 15 segundos. Treinada para identificar padrões suspeitos com base em imagens médicas de pacientes reais com câncer de mama, a tecnologia atua em quatro etapas: Digitalização, quando é feita a captura de uma imagem térmica das mamas da paciente, sem contato físico; Análise, quando a imagem é analisada em busca de quaisquer padrões suspeitos; Detecção, com base nos resultados, a paciente é informada se são necessárias investigações ou biópsias adicionais; Confirmação, caso sejam necessárias investigações adicionais, a paciente é encaminhada para consulta no Hospital Hélio Angotti. Por fim, a decisão clínica determina os próximos passos no cuidado e tratamento, também na instituição.
Na oportunidade, os diretores de Inovação, Dr. Vitor Lara e de Relações Institucionais do Hélio Angotti, Narcio Rodrigues, falaram mais sobre o projeto, que foi estruturado em parceria com os deputados federais Ana Paula Leão, André Janones, Mário Heringer, Maurício do Vôlei, Reginaldo Lopes, Zé Vítor e o ex-deputado, Franco Cartafina. Além dos deputados estaduais Raul Belém, Marli Ribeiro, Arnaldo Silva Júnior e a suplente de deputada estadual, Patrícia Melo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Hélio Angotti