A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu nasceu em 16 de dezembro de 1923. A instituição foi a primeira entidade de classe criada na cidade e no Triângulo Mineiro. Com 100 anos de história, a Aciu sempre participou ativamente dos momentos de grandes decisões para Uberaba e sempre buscou o fortalecimento da classe empresarial. A entidade mantém o compromisso de promover o desenvolvimento da classe, liderando iniciativas de responsabilidade social, em benefício dos empresários uberabenses.
A Aciu promove o associativismo e o acesso à informação, incentivando os empresários a desenvolverem seus negócios e a crescerem no mercado. Atualmente a entidade possui uma Diretoria Executiva composta por 8 integrantes, uma Diretoria Titular com 25 membros, um Conselho Consultivo, composto por ex-presidentes, e um Conselho Fiscal com 5 integrantes. Eleita por aclamação no dia 11 de dezembro de 2023, os 38 membros da nova gestão têm como presidente, pela primeira vez na história, uma mulher.
A diretora do Grupo JM de Comunicação, Lídia Maria Prata Ciabotti, é a capitã do grupo que comanda a Associação, juntamente com sua vice-presidente, Esmeralda Junqueira Caetano Nasser, assim como 36 empresários e profissionais liberais. Lídia esteve como vice-presidente da instituição nos últimos quatro anos e desde 2014 participava como diretora da casa. Lídia é jornalista e tem formação em direito, área que atuou por 25 anos. É associada da Aciu há vários anos, legado que foi passado de pai para filha.
Sempre em busca do desenvolvimento de Uberaba, a Aciu completou 100 anos em 2023. Sendo a mais antiga entidade classista de Uberaba e do Triângulo Mineiro, a Associação segue na defesa do empresariado uberabense, indo além das relações comerciais, consolidando-se como berço de iniciativas, visando o desenvolvimento econômico da cidade e promovendo debates entre a classe, as autoridades competentes e diversos representantes dos setores da economia.