Discurso de Posse
Presidente Lídia Maria Prata Ciabotti
31/01/2024
Boa noite a todos,
Excelentíssima Sra Elisa Araújo, digna prefeita de Uberaba, em nome de quem cumprimento as demais autoridades aqui presentes. Caros companheiros de diretoria, conselheiros e ex-presidentes desta casa. Queridas amigas e amigos que nos prestigiam nesta noite.
Estamos começando hoje a construir os próximos 100 anos da nossa Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, a associação do desenvolvimento.Temos o privilégio e a responsabilidade de escrever os novos capítulos dessa história de lutas e realizações consolidadas graças à coragem e a determinação de homens valorosos que comandaram esta casa, desde os tempos de Adolfo Soares Pinheiro e Fidélis Reis, passando por José Curi Peres, Jorge Dib Neto, até os tempos mais recentes com Gilberto Resende, Flamarion Batista Leite, Carlos Humberto Rocha, Sérgio Bóscolo, Samir Cecílio Filho, Karim Mauad, Marcos Abud, Carlos Eduardo Colombo e tantos mais que se dedicaram à defesa do empresariado uberabense e ao desenvolvimento de Uberaba.
E quantas conquistas se devem a ações capitaneadas por esta entidade, ao longo de sua história. A chegada da energia elétrica foi apenas uma, dentre tantas outras tantas, como a construção da sede dos Correios, que o presidente da Câmara, Fernando Mendes, hoje trabalha para transformar em sede do Poder Legislativo municipal. Na segurança pública, a ACIU teve participação decisiva na conquista de um batalhão de bombeiros, por exemplo. Não menos importantes foram as ações da ACIU, em conjunto com outras entidades de classe laborais e empresariais e com o Poder Público, para assegurar em nossa cidade o Cento de Soluções Compartilhadas da Mosaic, quando já havia uma decisão superior para transferir o CSC para outra cidade. Da mesma forma, a ACIU sempre liderou e participou ativamente de movimentos para atrair empresas de grande porte para o município, fortalecendo e diversificando o perfil industrial de nossa cidade, para gerar emprego e renda para nossa gente. Em todas as ações de desenvolvimento a ACIU se fez presente, como no caso da vinda da Fosfértil, hoje Mosaic; da Black & Decker, para produzir ferros elétricos e outros eletrodomésticos em solo uberabense nos seus primeiros tempos; da viabilização da Cervejaria Petrópolis, um dos grandes orgulhos do nosso parque industrial em todos os tempos, e por aí afora. Que orgulho temos hoje da nossa Fardas Uniformes, indústria genuinamente uberabense. Da nossa Televale, premiada nacionalmente por seus produtos inovadores. Da nossa água e dos produtos lácteos com a marca Porto Real, frutos do incomparável tirocínio do empreendedor Marco Túlio Paolinelli. Do nosso Café do Produtor, com sua pureza e sabor inigualável. Da nossa fábrica de fraldas, que vai duplicar sua capacidade produtiva nos próximos anos. Da nossa Skala, com seus xampus e condicionadores que conquistam milhares de consumidores mundo afora. Temos orgulho das grandes fábricas, tanto quanto dos nossos pequenos e médios empreendedores, que enfrentam cargas tributárias absurdas, dificuldades com a contratação de mão de obra e outros tantos desafios para manter suas portas abertas. São verdadeiros heróis e a eles rendemos a nossa homenagem e estenderemos a nossa mão amiga e solidária.
Gigante guerreiro também é o nosso comércio, nem sempre valorizado por nossos consumidores como deveriam. Muitas vezes buscamos lá fora o que encontramos aqui por preços mais convidativos, com a vantagem de prestigiar o comerciante que conhecemos, que emprega nossos conhecidos, que recolhe os impostos na nossa cidade e faz a nossa economia girar. Conclamo a todos os presentes a valorizar as nossas lojas, os nossos supermercados, o nosso comércio de modo geral.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços também congrega prestadores de serviços nos mais variados segmentos Este é um setor com destacada atuação na economia do município, sendo uma das principais responsáveis por colocar Uberaba entre as cidades que mais geraram emprego em Minas Gerais, no ano passado. Não podemos nos esquecer que, durante a pandemia, o empresariado uberabense deu demonstrações de que, em momentos de crise, é capaz de se sacrificar pela sociedade da qual faz parte. E de se reinventar, com criatividade e determinação.
É preciso destacar que naquela época a ACIU também estendeu sua mão amiga para criar lives de vendas, orientou comerciantes e acalmou aqueles mais aflitos. Da mesma forma, a ACIU participou de comitês de enfrentamento à pandemia, defendendo o comércio, a indústria, os prestadores de serviço e buscando alternativas para conciliar as medidas ditadas pelas autoridades e a necessidade de sobrevivência do nosso setor produtivo.
Amigas e amigos, nesta noite de comemorações e alegria, não posso deixar de reverenciar o segmento das comunicações em Uberaba, um setor que também sobreviveu com coragem às adversidades da pandemia e seguiu em frente, mantendo empregos, gerando novos postos de trabalho, e se adaptando aos novos e desafiadores tempos de prevalência da tecnologia e das redes sociais, onde nem sempre se prima pela verdade e pela confiabilidade das informações. Por isso, peço licença a todos para render a minha homenagem ao time do Grupo JM de Comunicação, um time destemido, responsável e comprometido com a informação verdadeira, checada direto na fonte. É igualmente um time que compartilha o sonho de uma Uberaba melhor e faz a sua parte, com muita coragem. Faço parte desse time, com um enorme orgulho dos companheiros que militam nas empresas com a marca JM e de todos aqueles que atuam, com amor à profissão, nas nossas emissoras de rádio, televisão, nos portais de notícias e nas revistas editadas na nossa cidade.
Senhoras e senhores, Uberaba é a nossa cidade. Por ela nosso coração bate forte. Mas isso não basta. Precisamos enxergá-la com bons olhos, enaltecê-la, valorizar tudo aquilo que tem de bom. E lutar para torná-la a cada dia melhor. Esse é o nosso grande desafio, independentemente de cor partidária e acima de interesses individuais.
Estamos iniciando a nova gestão num ano de eleições municipais. A ACIU é uma entidade apartidária, mas não é apolítica. Por isso, levaremos a todos os candidatos as demandas dos nossos associados, assim como as propostas e sugestões para a Uberaba que queremos daqui 2, 10, 20, 50 anos. A Aciu será parceira, sempre, na construção do hoje e nos projetos consistentes para o amanhã. Não nos furtaremos a defender o nosso empresariado, suas demandas, anseios e necessidades. Nesse quesito, adianto que a revitalização do centro da cidade estará entre as prioridades da nossa gestão. Não é admissível que o coração de nossa Uberaba continue no estado em que há anos se encontra. Por isso, pedimos respeitosamente, prefeita Elisa, que cobre agilidade de sua equipe para implementar os projetos arquitetônicos e urbanísticos visando transformação do nosso centro urbano num lugar onde as pessoas tenham prazer de estar e interesse de se instalar e viver.
Ressalto a minha alegria pelo privilégio de ser a primeira mulher a presidir a ACIU e dizer que nossa gestão será plural, coletiva, com decisões compartilhadas com todos os companheiros e companheiras que aceitaram o convite para integrar essa diretoria. Quero deixar também um agradecimento muito especial à minha querida vice-presidente, Esmê Nasser, que aceitou o convite de pronto e tem sido uma grande parceira em tudo. Mais que uma vice, uma amiga, uma companheira, sempre atenta e pronta para o trabalho.
Um agradecimento também a todos os companheiros de diretoria que aceitaram o desafio de trabalhar voluntariamente nesses próximos dois anos pelo fortalecimento da nossa entidade e da nossa cidade. Teremos muito trabalho pela frente! Porém, juntos somos mais fortes. Esse é um lema que está latente na nossa equipe. Gratidão ao time ACIU, um time motivado, engajado, comprometido com a associação.
É preciso registrar nossa gratidão às forças de segurança de nossa cidade, pela parceria e presença constante para garantir a proteção às atividades produtivas e comerciais do município e aos nossos cidadãos. Ao presidente Anderson Cadima, a minha eterna gratidão. Com ele convivi por 4 anos como sua vice-presidente e com ele aprendi muito. Sucedê-lo é uma enorme responsabilidade. Mas tudo farei para honrar a escolha e a confiança.
Um agradecimento muito especial à minha família, em especial Luiz, Giovanna, Larissa, por apoiar a minha decisão de aceitar o desafio de presidir a ACIU, mesmo sabendo que terão de assumir mais afazeres nas empresas principalmente. Sei que posso contar com vocês, sempre e em qualquer circunstância.
Mas, lá do alto, vem uma força mais poderosa a colocar nas nossas vidas as missões. Por isso, agradeço a Deus por esta oportunidade, rogando a Ele que nos dê sabedoria e perseverança, assim como as ferramentas necessárias para superarmos eventuais dificuldades. Hoje pela manhã, ao encerrarmos a apresentação da prestação de contas da atual diretoria, recebi do Presidente Cadima uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, de quem somos devotos.
A ela entrego e confio os destinos da nossa Associação, pedindo também a sua proteção a todos os nossos passos. Temos de agora em diante a missão de dar continuidade a esse trabalho que foi um divisor de águas na ACIU. Tanto quanto ser a voz do empresariado uberabense, queremos ser o ouvido sempre pronto a escutar as suas demandas e sugestões.
Por fim, um apelo aos empresários de Uberaba: venham participar da ACIU. Tragam suas demandas, suas sugestões. Vamos trabalhar de mãos dadas pelo desenvolvimento da nossa cidade, sem partidarismos políticos, mas com o propósito de construirmos juntos o futuro da nossa terra. A Aciu é de todos nós e por todos nós.
Muito obrigada!