Uberaba é a 26ª cidade do estado a aderir ao Programa Minas Fácil. Lançamento no município aconteceu na última sexta-feira, dia 22 de agosto, na Junta Comercial. Com maior simplificação e mais agilidade, estimula a criação de empresas, gerando mais emprego e renda para a população.
Cerimônia de lançamento do Programa aconteceu com as presenças do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Raphael Guimarães de Andrade; do presidente da Junta Comercial de Minas, Ayres Augusto Mascarenhas; Karim Abud Maud, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Franco, e do prefeito Anderson Adauto e outros.
Mascarenhas salientou que o foco principal deste projeto é agilizar e simplificar a abertura de novas empresas, para incentivar empresários. "Este é um projeto de nível mundial, já que tem o apoio do Banco Mundial, e agora está inserido em Uberaba", disse o presidente da Junta Comercial.
Ele explicou ainda que o Banco Mundial está vinculado ao governo de Minas e por isso tem um papel importante no apoio ao projeto. "É ele que incentiva a rapidez", reforçou o diretor. Ele ainda ressaltou a importância da parceria com a prefeitura e as entidades empresariais da cidade.
"São elas que a partir de agora vão cuidar para que o serviço continue com qualidade", afirmou. Todo o sistema de inscrição no Minas Fácil já começa na segunda-feira (24), inclusive tirando a obrigação que antes era da prefeitura, ou seja, agora todo esse processo será realizado na nova unidade, tendo o sistema integrado com a PMU.
Para o presidente da ACIU, Karim Abud Mauad, com a implantação do Minas Fácil, o processo de abertura de empresa deixa de ser uma via sacra. “O empresário faz tudo direto na Junta, com menos burocracia e em no máximo dez dias está com a empresa constituída e com alvará de funcionamento expedido”, informou.
O prefeito destacou que não acredita que a informalidade esteja condicionada ao tempo gasto para oficializar uma empresa. Para o prefeito, esta é uma questão cultural. “Tem gente que prefere trabalhar na informalidade”, salientou AA.
Ele destacou ainda que com o Minas Fácil em Uberaba, o empreendedor que quiser fazer investimentos terá o apoio do Estado e consequentemente do município, para montar a empresa em curto prazo. “A Prefeitura, nas suas responsabilidades, libera o alvará em 24 horas, já para simplificar. Quando se tem um empreendedor, a área pública tem obrigação de facilitar”, finalizou o prefeito.
A supervisora da Junta Comercial em Uberaba, Ariana Cecílio Mardegan, afirmou que o setor em Uberaba está preparado para atender o empresário, que terá sua empresa constituída em no máximo oito dias.
Lembrando que 26ª unidade do Minas Fácil, fica na avenida Maria Carmelita Castro Cunha, 235, Vila Olímpica.
Carmen Amâncio
Assessoria de Comunicação da ACIU
Fonte: Andrea