Ercuntando Fronteiras será o tema do 3º simpósio de comércio exterior promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) a partir de segunda-feira (8), das 19h às 21h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).
O evento foi organizado por alunos do 3º ano de Administração/Habilitação em Comércio Exterior para discutir mecanismos de exportação e relações internacionais. De acordo com os universitários Carlos Resende, Severiano Neto, Gustavo Maciel, Jacquelline Carneiro, Carolina Paiva e Línea Maciel, que fazem parte da comissão organizadora, o objetivo é fazer um paralelo entre a teoria aprendida na faculdade e a realidade do mercado.
Na segunda-feira, a rodada de palestras será aberta pela analista comercial da Usina Santo Ângelo, Manuela Vizzotto Gomes, falando sobre procedimentos de exportação. Em seguida, o advogado especializado em Direito Tributário e Comércio Exterior, Carlos Eduardo Garcia Ashikaga, explicará as modalidades de importação.
Encerrando o dia, o gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Richard Péricles Rosa, apresentará mecanismos para auxiliar as empresas em negociações no comércio exterior.
O debate sobre mercado internacional continua na terça-feira, quando serão mostrados o programa Exporta Fácil dos Correios e o sistema de importação Draw Back. Para fechar o simpósio, haverá ainda palestra sobre câmbio e pagamentos internacionais, com o consultor das Aduaneiras/FBI, Ângelo Luis Lunardi.
“Buscamos modernizar os temas e diversificar as experiências com palestrantes de São Paulo e de Uberlândia”, destaca uma das organizadoras, aluna Jacquelline Carneiro.
O empenho dos estudantes é motivo de orgulho para a direção da faculdade e professores. A moçada gastou saliva e sola de sapato, visitando empresas e mais empresas para sensibilizar o empresariado.
Além dos alunos da FCETM, os organizadores esperam participação dos profissionais da área no Simpósio. As vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail:simposiodecomex@yahoo.com.br.
Fonte: