Nesta semana, um grupo de associados da Aciu (Associação Comercial,Industrial e de Serviços de Uberaba) conheceu o novo serviço oferecido pela CTBC, que permitirá transações comerciais pelo telefone celular, em condições mais vantajosas do que pelo cartão de crédito tradicional.
O serviço está sendo lançado para o empresariado com o nome Iupi.Simplicidade, rapidez, praticidade e a segurança do sistema móvel são diferenciais. O Iupi funciona em um celular comum, mas com a vantagem de possibilitar compras e pagamentos pelo próprio aparelho de telefone.
A implantação do sistema só foi possível através da parceria entre a CTBC e a MobileCard (empresa norte-americana especializada em captura e processamento de transações eletrônicas para estabelecimentos comerciais, por celular). O investimento no comércio de Uberaba e região chega a R$ 5 milhões. A Aciu fará o trabalho junto aos associados para formar a rede comercial que irá atender os consumidores que aderirem ao novo serviço.
Nos estabelecimentos comerciais que integram a rede Iupi há um telefone cadastrado. O cliente CTBC recebe uma senha no próprio celular e para efetuar a compra basta acessar pelo teclado o menu específico e digitar o valor, destacando se é crédito ou débito, à vista ou parcelado. A fatura do Iupi chegará em casa na data escolhida.
“É um sistema muito seguro e de fácil acesso para o consumidor e o comerciante. Além de ser um serviço disponível somente para aparelhos GSM, que é uma tecnologia que não oferece risco de clonagem, diferente dos cartões de crédito”, destaca André Zandonadi, diretor da MobileCard.
Durante os próximos 30 dias, os aparelhos estarão em teste. Cinqüenta telefones foram distribuídos em Uberaba, inclusive para associados da Aciu. Dez estabelecimentos comerciais de diferentes ramos de atendimento também já instalaram o sistema.
Segundo o coordenador do Departamento Comercial da Aciu, Lélio Ciabotti, a associação se encarregará do treinamento dos comerciantes para a utilização do Iupi. “É muito simples e rápido. A transação demora em média 11 segundos” ressalta.
Fonte: