Aciu transfere mantença para a Escola de Artes e Ensino Dr Odilon Fernandes.
A entidade filantrópica poderá oferecer bolsas de estudos aos ingressantes.
Assembléia geral na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), na noite de segunda-feira (2), definiu a transferência de mantença da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). A nova mantenedora é a Escola de Artes e Ensino Doutor Odilon Fernandes.
A Aciu estava à frente da FCETM, desde sua fundação (1964), mas entende que a mudança representa a possibilidade de melhor atender à comunidade, a partir do oferecimento de bolsas de estudos para os universitários. “Embora a Associação Comercial seja uma entidade sem finalidade econômica, não poderia oferecer a isenção ou o abatimento das taxas, em função de não possuir o caráter filantrópico”, explica o assessor jurídico da Aciu, advogado Marcos Bilharinho.
Os alunos ingressantes poderão ter descontos que variam entre 20 e 50%. O estudo socioeconômico, conforme a renda familiar, será realizado por equipe de especialistas da FCETM. “Aqueles alunos que se enquadrarem nos predicamentos definidos pela área da ação social do governo poderão se beneficiar com a isenção“, ressalta Bilharinho.
Com a transferência, a FCETM amplia a possibilidade de participar de projetos de incentivo a educação, com recursos a fundo perdido. Oito diretores da Aciu compõem o Conselho de Administração da Escola de Artes, juntamente com a diretora Dulce Fernandes, entre eles, Maria Cristina Ávila, também primeira-secretária na entidade. “A mudança é muito positiva, mostra o compromisso da Aciu com a responsabilidade social”, frisa Cristina.
Na assembléia, os associados autorizaram a doação de móveis e utensílios, equipamentos de informática e segurança, além da biblioteca para a nova mantenedora. Agora, nova assembléia será marcada para que a Escola de Artes receba estes bens e efetive a transferência.
Atualmente, a FCETM oferece cinco cursos de graduação (Administração, Administração com ênfase em Marketing, Administração com ênfase em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas), quatro de pós-graduação (Marketing e Estratégias de Mercado, Auditoria e Contabilidade, Administração de Recursos Humanos, Controladoria e Finanças) e um MBA em Gestão Empresarial. Há ainda o Programa de Extensão (Proex) que realiza cursos focados em Gestão Empresarial, ou seja, é um programa de treinamento contínuo não só para estudantes, mas também para empresários e seus colaboradores.
Fonte: