Estiveram reunidos na última terça-feira dia (19/04), na sede da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, Diretor Financeiro da (Aciu); Willian Brito, analista Sebrae/MG; Márcio Bocchio, superintendente Aciub (Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Uberlândia); Daniel Resende, vice-presidente da Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Minas Gerais); Aldo Torres, coordenador do Pace (Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual) da Confederação Nacional das Associações Comerciais do Brasil – CACB; Dulce Caldas, analista e coordenadora do Sebrae/Nacional; Marden Márcio, gerente regional do Sebrae Minas; e representantes classistas para discutir sobre o modelo proposto pela CACB, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado de minas Gerais, visando a padronização dos procedimentos das Juntas de Conciliação Extraprocessual, e também sobre a implantação, destas Juntas, em outros municípios do Estado .
Mas o ponto principal do encontro, foi, a preparação de um Encontro Regional Técnico Mineiro de Conciliação, que irá orientar os demais municípios interessados em implantar Juntas de Conciliação (Postos Avançados de Conciliação Extrajudicial - Pace). Evento este que deverá ser realizado no mês junho com participação de desembargadores do Tribunal de Justiça de todo o país, Juízes Diretores de Fóruns, Presidentes das Associações Comerciais, dentre outras autoridades.
Segundo diretor financeiro da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), Manoel Rodrigues Neto, o evento será realizado em Uberaba, pois o PACE (Junta de Conciliação) de Uberaba, com pouco mais de dois meses de funcionamento, já é modelo para outras cidades do país. Durante o encontro possivelmente haverá palestra magna com Max Gehringer, comentarista corporativo e autor de sete livros sobre o mundo empresarial, que tem quadro no Fantástico, da Rede Globo.
A Junta de Conciliação foi criada em Uberaba recentemente através do programa chamado Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial (Pace), constituído em parceria entre Conselho Nacional de Justiça e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil.
Conciliadores voluntários treinados pelo Tribunal de Justiça (TJ) trabalham para que credor e devedor entrem em acordo para o pagamento de dívida, independente do valor, com audiência marcada em no máximo 30 dias.
“Até o momento, a Junta de Conciliação em Uberaba já enviou 190 cartas-convites e já possibilitou pouco mais de 90 audiências e quase 70 acordos”, finaliza o diretor financeiro, isso sem contar o mutirão realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, que tem realizado aproximadamente 80 audiências/dia.
A analista Dulce Caldas disse que anteontem esteve em Belo Horizonte (MG) para acertar os últimos detalhes desse projeto, que está ampliando muito no país. "Tenho uma lista de municípios querendo esse projeto com segurança e técnica. Trabalhamos com o Sebrae, juntamente com as Associações Comerciais e CACB. Agora, vamos padronizar todo o serviço, oferecendo um software, para que tenham mais eficácia e possamos mensurar os resultados", finaliza.
Lembrando que a parte interessada, principalmente Micro e Pequenos Empresário associados da Aciu, que tenham contas a receber, e/ou a pagar, e quiserem tentar um acordo extrajudicial, devem procurar o posto de atendimento, localizado na Aciu, que fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433 ou pelo telefone 3331-5539.
Fonte: carmen