O Sebrae Minas, em parceria com o Senac, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, (Aciu), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Uberaba e Banco do Brasil apresentaram no dia (11/11) o lançamento do Plano de Ação Empresarial, que foi apresentado no auditório da Aciu, para desenvolver o comércio bairrista de Uberaba.
O presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, enalteceu o significado das ações apresentadas, sublinhando, ainda, a forte parceria na realização dos estudos. Este diagnóstico, mostrou para o empresário que a nossa meta é que melhore as vendas em 10%. Não será só crescimento da economia atual, mas depois desta acomodação, que virá, a economia cítrica, ele ganha na produtividade, no aumento de venda e na melhora da venda, com margem melhor de vendas. Ao fazer estas coisas o empresário vai melhorar o estoque, aumentar o capital de giro, treinar o pessoal e ter mais eficiência na venda.
O cliente bem satisfeito e atendido e com tempo, fidelizado, é importante. Hoje a venda é ativa e os lojistas devem usar o cadastro que é feito para anotar a preferência do cliente e quando chegar um produto é ligar para o cliente. Isso chama o cliente. “É um projeto maravilhoso e será amarrado com o projeto do Jaime Lerner. É um trabalho de integração, procurando casar o público com a iniciativa privada” disse Karim.
Ao destacar a importância do trabalho, Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba enfatizou: “O plano e o diagnóstico são de grande profundidade, pois disponibilizam ferramentas úteis, para que cada um de nós gerencie melhor e obtenha melhores resultados com o negócio de cada um”.
Os palestrantes mostraram aos comerciantes convidados o Diagnóstico Empresarial. Apresentação foi feita por Marcos Vinícius Zani, consultor do Senac Minas, que apresentou os números levantados, que são os mais diversos, na medida em que foram abordados mais de dez módulos como, por exemplo, liderança, estratégias e planos, gestão de pessoas etc… “E todos (módulos) demonstraram uma certa problemática. Ele disse que a grande maioria necessita e está receptiva a algum tipo de mudança. Ressaltou que o estudo constatou que a grande maioria dos participantes tem grande potencial mercadológico.
No encerramento do evento, o consultor Fernando Silveira ministrou um debate sobre o assunto apresentado. Em seguida o consultor do Sebrae na Área de Comércio e Serviço, Fernando Silveira, disse que o projeto apresentado vai trabalhar todas as necessidades apontadas no diagnóstico que foi elaborado pelo Senac e, principalmente, “em cima de competências que o empresário tem que desenvolver para que ele se torne mais competitivo de muita oportunidade, porém, de muita concorrência”.
A técnica do Sebrae Microrregião Uberaba Andréa Marques Lima disse que o principal objetivo do projeto é alavancar o comércio de Uberaba, auxiliando os empresários locais na elaboração de um modelo de gestão moderna e empreendedora, gerando melhores resultados. “Nós estamos muito felizes, porque tivemos o início do Projeto de Desenvolvimento do Comércio, em agosto. Graças à demanda apresentada, conseguimos ampliá-lo para os bairros”.
No período de 16 de agosto a 16 de outubro, consultores do Senac traçaram um diagnóstico em atendimento ao Projeto do Sebrae/MG com 167 micro e pequenas empresas do comércio varejista, com a finalidade de auxiliar o empresariado na organização de seu empreendimento.
Lembrando que o projeto foi realizado especialmente para os empresários da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, rua Goiás, no bairro Santa Maria, na avenida Elias Cruvinel, no bairro Boa Vista e na rua João Pinheiro
Fonte: carmen