A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, (Aciu), recebeu nesta segunda-feira, dia (08/11), O prefeito da cidade de Nampula, de Moçambique, Castro Sanfíns Namuaca. A vista na Aciu, foi para estreitar os laços.
O delegado do Centro de Produção de Investimento de Nampula, Bonifácio Saulossê, apresentou aos empresários, um pouco da história do país como: Moçambique é o segundo país que mais recebe ajuda brasileira, depois do Haiti. A renda por habitante está entre as dez mais baixas do planeta. Nampula apresentou crescimento demográfico de 26,6% em 10 anos, sendo a província mais populosa do país. A cidade é hoje considerada patrimônio mundial, pode considerar-se o berço da unidade territorial que constitui atualmente a nação moçambicana.
A província de Nampula é habitada por uma população estimada em 3.985.285 pessoas, sendo que 2.018.563 é constituída por mulheres e as restantes por homens. Estes dados são referentes ao censo geral da população e habitação realizado na primeira quinzena de Agosto do ano 2007.
O prefeito de Nampula deu os cumprimentos aos empresários e quer estabelecer parceria entre a entidade. Para ele, a Copa do Mundo realizada no continente africano neste ano mostrou não só para Uberaba e Brasil, mas para todo o mundo, o potencial que a África possui. “Com certeza a Copa alavancou muito a África. Temos um grande potencial a ser explorado. O mercado de Nampula está aberto, garantiu o prefeito africano.
O presidente da (Aciu), Karim Abud Mauad, classifica a visita de Castro de extrema importância. “O Brasil vem se abrindo para a África. Hoje, somos referência empresarial, habitacional, através do programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, e educacional”, completa Karim.
Os africanos demonstram interesse em construir 30 mil moradias para diminuir a carência habitacional existente no continente. "Temos empresários que podem fazer essa parceria com o país". disse Karim
Fonte: carmen