Empresários e representantes de entidades classistas que compõem o G9 (Aciu, Cigra, CDL, Fiemg, IEATM, OAB, Sinduscon, SRU e SMCU) promoveram, na noite desta quinta-feira, dia 29 de novembro, no salão vip da Casa do Folclore, uma cerimônia para entrega de comenda ao prefeito Anderson Adauto e ao presidente do Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), José Luiz Alves, pelos bons serviços prestados na administração pública.
O prefeito Anderson Adauto recebeu das mãos do presidente da ACIU e do G9, Manoel Rodrigues Neto a Chave de Ouro (maciço), e José Luiz Alves recebeu das mãos de Marcelo Pontes Zaidan, do Cigra, o Hidrômetro de Prata. O evento contou com o apoio e parceria de Gilberto Rezende. Cerca de 300 pessoas, a maioria delas ligada ao setor empresarial, estiveram presentes.
No pronunciamento, o presidente do G9 e da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, explicou que o prefeito está sendo agraciado pelo G9 porque foi considerado por eles como um dos melhores gestores públicos dos últimos anos. “O prefeito encerrou sua gestão com muita eficiência. Ele teve um bom relacionamento com o governo federal, que foi importante para a transformação da FMTM em UFTM, bem como anunciou os investimentos do Gasoduto, da Fábrica de Amônia, dentre outros.
Queremos que isso sirva de exemplo para que os próximos também façam uma boa administração em Uberaba, que está em franco desenvolvimento, para que possam, futuramente, ser homenageados pelo grupo”, garantiu.
O prefeito agradeceu aos presentes, a cada secretário que compõe sua secretaria na PMU e a todos os servidores. Anderson declarou que todos acham difícil trabalhar com ele, mas entendem – como a sociedade também – que é preciso empenho no trabalho. Segundo ele, a política de compadres que existia na Prefeitura impedia avanços para atender interesses pessoais e isso foi combatido com o seu exemplo em não atender até mesmo seus amigos pessoais. A atuação do vice-prefeito Paulo Mesquita, de acordo com AA, foi exemplar, com seu bom senso, discrição e apoio permanente. “Como filho de um caminhoneiro e de uma costureira, eu tinha a obrigação de trabalhar olhando para as famílias mais humildes, o filho do trabalhador, oferecendo educação de qualidade, onde receberam até mesmo computador pessoal”, observou.
Os avanços na saúde, habitação, desenvolvimento social, no setor rural e na economia foram pontuados por ele como ações que foram planejadas e desenvolvidas com muito esforço e trabalho. Lembrou do julgamento do mensalão e da superação com a absolvição. AA destacou que foi o relacionamento dele e de José Luiz, criado quando estiveram no Ministério dos Transportes em Brasília, que possibilitou que Uberaba conquistasse tantas obras e recursos importantes para enfrentar os dois principais problemas da cidade, as enchentes na época das chuvas e a falta de água no período de estiagem prolongada.
“Saio cansado, mas com a consciência tranquila do dever cumprido”, acrescentou o prefeito, destacando o papel da imprensa ao longo de suas duas gestões, onde a relação foi correta, com críticas quando julgava necessário e elogios às ações de governo quando merecidas. Ao final, Anderson agradeceu as entidades pela homenagem e pediu que façam outras iguais, pois é importante para quem recebe ter o reconhecimento público de seu trabalho. Ao final, foi oferecido um belo jantar.