NOTÍCIAS ACIU 09/05 a 15/05
10/05/2005
Responsabilidade Social Uma empresa que pratica responsabilidade social é parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social através da atenção que dá aos interesses de acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente. Quem está dando um grande exemplo de responsabilidade social é a FCETM, através de vários projetos sociais que desenvolve. Desta forma, a FCETM faz nascer a cultura de responsabilidade social dentro dos futuros administradores, economistas e contabilistas. Um dos projetos chama-se “Coração Solidário”, que sensibiliza e conscientiza os universitários sobre a importância de promover o bem e a dignidade dos homens. Agora, em nova etapa, o projeto busca que toda a classe empresarial se una em benefício dos mais carentes. Outro exemplo é o projeto “Criança Feliz” que, em parceria com a CTBC-Telecom e a Empresa Júnior realiza um trabalho de gestão junto ao Hospital da Criança. E claro, não se pode esquecer do projeto “Melhor Idade”, que realiza um trabalho de inclusão digital para pessoas acima de 50 anos. Estes são apenas alguns exemplos de como a FCETM atua e ensina a responsabilidade social. “Coração Solidário” busca participação empresarial no combate à fome A fome é um problema mundial e, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, são 840 milhões de pessoas subnutridas no mundo, sendo que 95% delas vive em países como o Brasil, considerados ‘em desenvolvimento’. Números como esses não podem passar despercebidos, por isso a Aciu, representada pela FCETM, põe em prática uma nova fase do projeto “Coração Solidário”, que tem como meta a arrecadação de alimentos não perecíveis distribuídos mensalmente a entidades carentes da cidade. Com o entendimento de que a responsabilidade social é dever de todos os cidadãos, o projeto busca o apoio dos associados da Aciu. A participação dos empresários consiste na doação de 12kg de alimentos por ano, arrecadados por colaboradores do projeto na data escolhida pela empresa. O real envolvimento do empresariado local no projeto possibilitará que, em um curto espaço de tempo, um maior número de instituições sejam beneficiadas. Para abraçar o projeto o empresário deve entrar em contato com a faculdade por telefone (34) 3314-8383 ou via e-mail fcetm@fcetm.br O projeto é desenvolvido há mais de um ano, dentro da FCETM, com o objetivo não só de matar a fome, mas também de estimular nos estudantes a capacidade de ajudar o outro, e agora quer englobar também os empresários. MEC aprova plano de desenvolvimento da FCETM O Ministério da Educação divulgou o resultado da avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, o qual foi aprovado e recomendado. O plano, que define a missão e as estratégias estabelecidas pela instituição para o cumprimento de metas no período estipulado de cinco anos, levou um ano para ser inteiramente estruturado e foi aprovado em tempo recorde. O PDI é a forma pela qual o MEC avalia as todas as instituições de ensino superior do país. O diretor da FCETM, Paulo Roberto Ferreira, foi o responsável pela elaboração do plano. “É muito alto o índice de reprovações do MEC. Foi uma grande conquista nosso projeto ser tão bem aprovado. Nosso compromisso agora é materializar o que o plano propõe, o que será um grande desafio”, explica. A instituição que não cumprir o plano de desenvolvimento apresentado ao MEC será penalizada, e uma das punições pode ser o cancelamento do concurso vestibular da faculdade. “A partir de agora a escola tem um projeto global que esperamos servir de degrau para um salto de qualidade para toda a cidade de Uberaba”, conclui.