Prefeitura contrata empresa que vai supervisionar obras do Desenvolve Uberaba, incluindo modernização da Rua Arthur Machado e Rua do Comércio
08/01/2026


A Prefeitura de Uberaba avançou em mais uma etapa essencial para a execução das grandes obras do Programa Desenvolve Uberaba, entre elas o Sistema de Abastecimento do Rio Grande, a modernização da Rua Arthur Machado e a implantação da Rua do Comércio. Por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), foi assinado o contrato com a empresa responsável pela supervisão técnica das obras do programa na terça-feira (06).


A contratação, no valor de R$ 14,9 milhões, atende às exigências do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF) e tem como finalidade acompanhar tecnicamente todas as etapas das obras, garantindo qualidade, cumprimento de projetos, normas e prazos. Esta fase antecede o início das intervenções físicas, que ainda não começaram.


O Consórcio Uberaba Sustentável – HTV, formado pelas empresas Hidroconsult Consultoria Estudos e Projetos Ltda, Tractbel e Viavoz, será responsável pelo acompanhamento técnico e administrativo da execução, assegurando que cada obra siga rigorosamente os projetos aprovados.


O Programa Desenvolve Uberaba contempla um conjunto de intervenções estruturantes nas áreas de saneamento, infraestrutura, mobilidade e revitalização urbana. Entre elas está o Sistema de Abastecimento do Rio Grande, considerado a principal obra do programa, além da implantação de nova Estação de Tratamento de Água, construção da Estação de Tratamento de Esgoto IV, modernização da Rua Arthur Machado, implantação da Rua do Comércio, criação de ciclovias, revitalização de parques e outras ações estratégicas.


A prefeita Elisa Araújo destacou que o momento representa planejamento e responsabilidade com os recursos públicos. “Estamos preparando a cidade para obras que vão impactar gerações. Nada está sendo feito de forma apressada. Cada etapa é cumprida com critério técnico, justamente para garantir segurança, qualidade e resultados duradouros, especialmente quando falamos da segurança hídrica de Uberaba”, afirmou.


Com a assinatura do contrato, a documentação será encaminhada à CAF, que deve autorizar a ordem de serviço em até 15 dias. Segundo a coordenadora do Programa Desenvolve Uberaba, Érika Cunha, o trabalho técnico já está em andamento. “Mesmo antes da ordem de serviço, seguimos avançando com cronogramas, análises e alinhamentos técnicos para que, quando autorizado, tudo esteja pronto para iniciar”, explicou.

 

Fonte: Prefeitura de Uberaba

Outras fotos

ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2026 - Todos os direitos reservados.
By UNK.