A diretoria da ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba realizou nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, a sexta e última rodada de entrevista com os candidatos a prefeito de Uberaba. Conforme sorteio realizado para participação, o sorteado foi Adelmo Leão, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e contou com a presença de sua vice Luciene Fachinelli.
Ele se apresentou aos diretores e contou um pouco da sua história. Adelmo é deputado em exercício na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vice-líder do bloco PT/PMDB /PCdoB. Foi eleito deputado estadual de Minas Gerais em 1991 - 1994, pela primeira vez. Na legislatura 1999 - 2002, foi eleito novamente deputado estadual em Minas Gerais, sendo afastado durante o período de 23 de março de 2000 a 18 de junho de 2000, quando ocupou o cargo de Secretário no governo Itamar Franco. Ele disputa a Prefeitura pela 2ª vez.
Adelmo explicou aos diretores sobre os motivos que levaram à exoneração do cargo de secretário de Estado de Saúde, convite que ele recebeu de Itamar Franco para combater denúncias de irregularidades, que foram posteriormente esclarecidas, por isso deixou a pasta. “Quando cheguei ao governador para relatar os fatos, ele não suportou a ação. Depois, passei pela Secretaria de Saúde, a pedido do prefeito de BH, Patrus Ananias, onde fiquei por dois anos. Em seguida, fui para o Incra e outros lugares onde tive a oportunidade de exercer cargos executivos. E, por onde passei, deixei uma marca de transparência absoluta. Na minha administração, não será diferente. Não tolerarei qualquer prática de corrupção e ainda vou atuar contra o desperdício, que faz mal para todo o país”, concluiu.
Para continuar o desenvolvimento da cidade, o candidato reforçou aos diretores que, nos últimos anos, sempre esteve ao lado do prefeito Anderson Adauto ajudando Uberaba a ser uma cidade melhor, e conseguiram isso com recursos oriundos do governo federal. Agora, chegou a vez de Uberaba ter um líder que seja integrante do grupo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff, para, assim, avançar ainda mais. “O PT abriu as portas para Uberaba, transformando-a em um canteiro de obras. Eu pretendo continuar firme nessa parceria com o governo federal para avançarmos em mais projetos”, garantiu.
Adelmo e Luciene falaram sobre plano de governo, em especial, ítens voltados às micro e pequenas empresas. Adelmo disse que planeja criar duas novas secretarias. Uma voltada à “Cultura” e a outra voltada para o comércio – a “Secretaria Municipal para Micro e Pequenos Negócios”. Disse que, em sua trajetória como político, “defendo o direito fundamental das pessoas, entre elas a saúde, que é um direito constitucional”. Citou que sua disposição principal para ser candidato a prefeito de Uberaba é trabalhar a favor da educação, principalmente infantil, que, para ele “Uberaba tem ser encarada como uma cidade educadora”.
O presidente da ACIU, disse que a entidade estará à disposição para ajudar na criação dessa secretaria. A exemplo do que ocorreu com os demais candidatos a prefeito, Manoel informou que, ao final da campanha, espera que os candidatos se unam em prol da cidade de Uberaba para o desenvolvimento, pois o sobrenome da ACIU é Uberaba, cujas portas estarão sempre abertas para recebê-los.