Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) é uma entidade de 1924 e desenvolve importante trabalho junto ao comércio local, lhe garantindo credibilidade a todo o Estado de Minas. Somente projetos e programas são 17 em andamento, beneficiando mais de 2,5 mil associados e a comunidade em geral. Neste momento a Aciu trabalha novo projeto de marketing, assim como criou a divulgação dos índices econômicos, por meio da FCETM/Cesube, que a partir de hoje passam a ser publicados semanalmente pelo Jornal da Manhã.
À frente de todas essas ações há seis meses está o atual presidente da entidade, Manoel Rodrigues Neto, que nesta entrevista explica como funciona o programa "Empreender", que consiste na criação de uma sala específica para atendimento ao associado, com expectativa de formação de 50 grupos até o fim do ano. Estes grupos irão colaborar para a união entre os comerciantes e capacitação na busca de novos clientes e novos espaços no mercado.
Além de todos os programas voltados à qualificação, a Associação Comercial também desenvolve neste momento inúmeras ações para ajudar os empresários instalados na área central da cidade a vencer todos os desafios impostos pelas obras do programa Água Viva, que têm por objetivo combater as enchentes.
Jornal da Manhã – Vamos, primeiramente, fazer um balanço das atividades da Aciu?
Manoel Rodrigues Neto – A Associação, nesta administração, abriu uma série de projetos e hoje temos 17em andamento. Nós temos alguns projetos sociais em que estamos na reta final. Nesta última semana, por exemplo, começaram as aulas do curso profissionalizante, em que vamos atender grande número de pessoas de maneira gratuita. Falando figurativamente, estamos dando a vara de pescar para eles aprenderem o ofício.
JM - Quais são esses novos projetos?
Manoel Rodrigues - Na Associação criamos a Sala do Associado, que é um espaço específico para atendimento, onde podemos recepcioná-lo melhor, encaminhar e-mails, criando relacionamento. Estamos também implantando um novo projeto de marketing para trabalhar um pouco mais as questões fundamentais de fidelização de associados, a questão da publicidade e uma programação de eventos ao longo do ano.
JM – E os indicadores econômicos que a entidade disponibiliza por meio da FCETM/Cesube, o que eles representam para o comércio da cidade?
Manoel Rodrigues - Nós criamos os indicadores FCETM/Cesube, que inclusive passam a ser divulgados pelo Jornal da Manhã todo domingo e em breve com flashes diários na programação da Rádio JM. É um projeto que tem sido desenvolvido pelo professor e economista Sérgio Martins. No jornal, também há um comentário de cada índice e mostra na prática o que os números interferem na vida das pessoas. Na segunda fase deste projeto, que ainda não começou, teremos a Aciu fazendo suas próprias pesquisas, por meio de um instituto de pesquisas que já existiu, chamado Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais, quanto custa a cesta básica e a variação da inflação na cidade.
JM - O que tem de novidade no programa Empreender?
Manoel Rodrigues - Nesses seis meses, trouxemos o programa Empreender, com uma nova roupagem, que nada mais é que trazer os associados à entidade por segmento de negócios e dos chamados Núcleos de Inovação Setorial. Por exemplo, temos um núcleo de empresas trabalhando com tecnologia da informação, outro de empresas com bares, restaurantes e alimentação fora de casa. Nós já temos o núcleo de empresas de caçambas e agora estamos montando o grupo com as academias de ginástica e farmácias. Nós pretendemos, até o fim do ano, ter formado 50 grupos.
JM - O que estes grupos fazem de fato?
Manoel Rodrigues - Eles se reúnem semanalmente, ou quinzenalmente, com um consultor contratado que dá assessoria para a busca de soluções dos problemas comuns aos setores. Por exemplo, eles podem ter problema com um determinado fornecedor e receberem da associação apoio, o que vai ajudar no resultado. Outro ponto importante é que são criados laços dentro do grupo, mostrando que eles não são concorrentes, mas que podem definir estratégias comuns que vão levar ao crescimento do setor e todos saírem ganhando. Sob determinados aspectos, podem ser até parceiros.
JM - E o projeto de formação gerencial do Sebrae?
Manoel Rodrigues - Nós estamos aguardando um posicionamento da Secretaria de Educação, pois entregamos a documentação necessária para trazer para Uberaba a escola de formação gerencial do Sebrae, que substitui o ensino médio, em período integral, com um certificado de conclusão de ensino técnico em Administração e ainda com a formação em duas línguas: inglês e francês. É um trabalho muito bonito do Sebrae e um resgate nosso. O Sebrae já concordou e nossa expectativa é implantar o projeto no ano que vem. Nós pretendemos começar com uma turma, algo em torno de 40 alunos. O ideal seria chegarmos a mil alunos. Quando tivermos três anos funcionando, deve-se chegar a uns 400 alunos. Eles sairão muito capacitados e o mercado tem absorvido bem.
JM - Em qual estágio está o programa Sociedade Garantidora de Crédito?
Manoel Rodrigues - Dentro dos programas, também encaminhamos para registro no cartório o estatuto da Sociedade Garantidora de Crédito, que é mais uma parceria com o Sebrae e tem por objetivo fornecer garantia de crédito para quem não tem, necessariamente o que o banco pede para a concessão de empréstimos. Se possível, pretendemos começar neste segundo semestre ainda. O que a entidade fará é uma análise de crédito e uma consultoria na empresa, o que servirá para apurar se a pessoa poderá pagar pelo crédito. A sociedade emite uma carta de garantia e o banco conveniado empresta o dinheiro. Fomos conhecer uma sociedade desta no Rio Grande do Sul, o "Garante Serra". Eles já garantiram R$26 milhões em crédito, divididos em pequenos montantes de até R$120 mil. A taxa de juros também é menor. Em contrapartida, no caso dos gaúchos, a pessoa precisa se associar à instituição e pagar uma taxa de R$300. No dia 16 de agosto teremos uma resposta definitiva do Sebrae, que precisava de uma carta de interesse e do estatuto registrado. O BDMG também vai entrar no negócio e disponibilizará o dinheiro por algum banco oficial. Queremos ajudar toda a região, com exceção de Araxá e Patos de Minas, mas Uberlândia, Iturama, Ituiutaba, e na ponta do Estado de São Paulo poderemos agir.
JM - Na primeira entrevista dada ao Jornal da Manhã, o senhor disse que implantaria o projeto SebraeTec... Quais são os resultados?
Manoel Rodrigues - O SebraeTec começou neste semestre através de parceria com a Fundação Triângulo, com verbas do Sebrae, e a Aciu como gestora. A Aciu começará, por conta própria, no próximo ano, porque não estava no orçamento deste ano. Já fizemos o cadastramento da escola e o SebraeTec exige da Aciu uma organização com pesquisa de extensão. O SebraeTec vai começar junto com o projeto Empreender, porque dentro do Empreender surgirão demandas, como visitas às feiras, consultoria na empresa, etc. Para fazer todas estas atividades será necessário dinheiro e é aí que entra o SebraeTec. O Sebrae de Uberaba colocou em seu orçamento do ano que vem uma verba significativa para trabalharmos os grupos na cidade, capacitando-os.
JM - Como está a parceria com a Fundação Dom Cabral?
Manoel Rodrigues - Ela continua, e nós temos continuado o programa Paex (Programa para Excelência) na região. Eles formaram um grupo de empresas, inclusive a própria Aciu é integrante, e são fornecidos por meio indicadores os dados se estamos realmente seguindo nossos objetivos e cumprindo as metas estabelecidas. As empresas participantes estão se tornando diferenciadas. O corpo docente da Fundação é de pessoas que têm uma experiência muito grande em gestão nacional e internacional e estas informações são passadas para nós. Nós somos a única Associação Comercial brasileira pertencente ao Paex. Estamos fazendo um projeto para profissionalizar a parte administrativa.
JM - Também em outra oportunidade perguntamos sobre a dificuldade do comerciante uberabense em se profissionalizar a ponto de competir com Uberlândia e Ribeirão Preto. Hoje, temos um problema que não é resolvido tão rapidamente, que são as obras do Água Viva. Isso cria mais dificuldade?
Manoel Rodrigues - As perdas dos comerciantes estão sendo relativas, pois estamos tendo movimento. O que eu ressalto é que este comerciante precisa mudar junto com a cidade. Mudar no que for preciso, como, por exemplo, eu vejo vitrines em que as roupas já estão perdendo a cor de tanto tempo expostas. Esta é a oportunidade deste comerciante repensar o negócio dele, para quando terminar o Água Viva ele estar pronto para uma nova fase. Um bom exemplo do que estou falando seria a transformação do calçadão da rua Artur Machado em um shopping a céu aberto ou a troca de fachadas por um padrão, e o projeto já existe e foi feito pelo Sebrae. A Aciu pode capitanear esta situação e esta é a hora de conversar. Vamos fazer um financiamento único e o que falta até agora é vontade.
JM - Neste mês acontece o Mutirão Empresarial, o que vai ser este trabalho?
Manoel Rodrigues - No ano passado fizemos com a Prefeitura e este ano estamos procurando empresas que possam participar. O evento acontecerá de 6 a 11 de agosto e é gratuito. O Mutirão de Conciliação Empresarial no Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace) em Uberaba tem o objetivo de atender empresários que possuem conflitos com fornecedores ou precisem solucionar a inadimplência de clientes. Esta é uma ação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, em parceria com o Sebrae e o Tribunal de Justiça, por intermédio da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial e da Aciu. O intuito é mobilizar e fortalecer a disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, que colocam em prática uma solução segura, eficiente e de baixo custo. Quase seis milhões de crédito recuperados por meio do Pace e mais de quatro mil processos homologados. Historicamente, temos recuperado no mínimo 30% da cobrança em qualquer lugar do Brasil. Ele já está consolidado em Uberaba e já marcamos 270 audiências.
JM - O que é a entrega de certificados para novos associados?
Manoel Rodrigues - O nosso associado precisa sentir-se prestigiado e valorizado, então, estamos procurando visitar este associado e convidá-lo para uma entrega do diploma de associado juntamente com a diretoria da entidade. Se não tivesse o associado, nós [a Aciu] não existiríamos. A gente coloca o nome da empresa dele no site e poderá fazer uma publicidade em nosso portal. Aproveitamos a oportunidade para mostrar todos os serviços que temos na Aciu que podem ajudá-lo, ou seja, todos os projetos e programas que citei anteriormente. Queremos que o associado use a Associação.
JM – A Associação programa a realização de uma palestra com o renomado consultor e especialista em empreendedorismo do Sevra/MG, José da Paz Cury. Qual a expectativa?
Manoel Rodrigues - No dia 8 de agosto, na Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Uberaba - ACIU, no auditório, por meio do programa Empreender, acontece a palestra do renomado consultor José da Paz Cury, e ao longo de todo o dia ele estará na Aciu para dar consultorias. Ele falará sobre o "Empreender" e associativismo. No Sebrae/MG, José Cury implantou o departamento de treinamento de pequenas e microempresas, planejou e coordenou cursos e seminários, perfazendo um total de aproximadamente 3.000 horas/atividade. Além disso, ele é secretário-geral do Plambel (Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte), que é uma autarquia estadual, tendo sido responsável pelas áreas administrativa, financeira, RH, serviços de apoio e materiais, e administrou o orçamento de planejamento/obras na região metropolitana, que, em termos de valores, estava entre os 10 maiores de Minas Gerais. Para participar da palestra não precisa ser associado.
JM - Como estão funcionando as incubadoras da Aciu?
Manoel Rodrigues - A Aciu, em parceria com Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia, ganhou duas incubadoras de empresas, uma de base tecnológica e outra de design (roupas, móveis, sapato). Um dos consultores desta incubadora é o vice-presidente da Associação para o Desenho Industrial da Itália, Giovanni Cutolo, reconhecido mundialmente. Nesta semana teremos o regulamento das incubadoras pronto para fazer o edital de chamada de empresas que queiram participar. E faremos uma reunião com o pessoal da Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), a pedido da Secretaria, para que ela nos passe sua experiência em incubadoras.
JM - Já tem alguma coisa programada para o Natal 2012?
Manoel Rodrigues - Nós fizemos uma parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para trazer um diferencial este ano. A premiação será maior e mais distribuída. Já estamos finalizando a aquisição dos veículos e demais prêmios. E a população pode esperar muitas novidades para este Natal. A campanha de Natal é boa para o comércio porque as associações realizam algo que sozinhos os comerciantes não conseguiriam pagar. Este ano tem um bom prêmio até para os lojistas participantes. A campanha estará nas ruas na segunda quinzena deste mês e vai até 31 de janeiro. O sorteio acontecerá nos primeiros dias de janeiro. Vou dar uma dica: o nosso cartaz tem um carro, um avião e um navio.
Renata Mambrim/Thassiana Macedo – Repórteres do JM