Empresários e poder público debatem diversificação econômica no Circuito E-Minas
01/10/2025


A diversificação econômica de Minas Gerais passa pela união de esforços entre poder público e iniciativa privada. Este foi o foco do debate promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), em parceria com o Sebrae, durante o Circuito E-Minas. Um público formado por empresários, lideranças políticas e institucionais lotou o auditório da Aciu para acompanhar o evento, na manhã desta quarta-feira (1º).


A presidente da Aciu, Lídia Prata, agradeceu à Federaminas por escolher Uberaba para sediar a última etapa do Circuito E-Minas de 2025, que passou anteriormente por 10 cidades. “A diversificação econômica é necessária, assim como aprender a lidar com a tecnologia e imergir no cenário da inteligência artificial. Este evento é importante para trazer novos conceitos e insights do que podemos fazer para melhorar o nosso ambiente de trabalho”, afirmou.


Na abertura do Circuito, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, ressaltou o impacto do associativismo para o desenvolvimento dos municípios, destacando que Uberaba tem feito a sua parte. “Nosso objetivo é trazer este ambiente de criatividade, fazendo com que os participantes enxerguem as potencialidades locais e novas oportunidades para acelerar ainda mais o desenvolvimento econômico”, ressaltou.


No painel “Conectando Minas: Foco na Diversificação Econômica”, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, lembrou que o município atraiu mais de R$ 12 bilhões de investimentos nos últimos anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Ela destacou ainda que a cidade tem a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da região e o Distrito Industrial V já está saindo do papel. “São muitos investimentos, entre eles a planta de hidrogênio verde, com Uberaba liderando a transição energética”, completou.


O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, destacou que Uberaba hoje é um dos principais polos de atração de investimentos. “Aqui tem um bom ambiente de negócios e mão de obra qualificada, que é o que as empresas mais precisam”, explicou. O painel também contou com as participações do diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade; do diretor técnico do Sebrae, Douglas Cabido; além dos mediadores Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, e Lídia Prata, presidente da Aciu. O diálogo também contou com a apresentação do case de sucesso da empresa uberabense Fardas Uniformes, com os empresários Arnaldo Santos Júnior e Arnaldo Santos Neto.


Durante o painel foram debatidas políticas públicas e investimentos do Governo de Minas e da Prefeitura Municipal, e apresentadas oportunidades oferecidas pelo Sebrae e pelo sistema associativista, composto pela Aciu e Federaminas. O Circuito E-Minas foi criado em 2022 e anualmente percorre diversas regiões de Minas Gerais, consolidando-se como um dos principais instrumentos de fortalecimento do associativismo e de promoção do desenvolvimento local.


O evento também contou com uma exposição de produtos de empreendedores locais e marcou a reabertura do auditório da Aciu após período de reforma. O Circuito E-Minas teve o patrocínio da Copasa, Governo de Minas Gerais e Samarco, e apoio da Lemic Comunicação Visual.


Juliana Fidelis

Assessoria de Imprensa - Aciu

Outras fotos

ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.