O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, deve registrar em 2025 o melhor resultado para o varejo brasileiro desde 2014. As comemorações devem movimentar R$ 7,84 bilhões em vendas, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao ano passado, de acordo com estimativas do setor do comércio.
Criada em 1953, a data teve como idealizador o publicitário Sylvio Bhering. A proposta inicial era que a celebração ocorresse em 16 de agosto, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Poucos anos depois, a comemoração foi ajustada para o segundo domingo do mês, com o objetivo de favorecer o convívio entre pais e filhos.
Entre os itens mais procurados, as roupas lideram a preferência do consumidor e devem movimentar R$ 3,23 bilhões. Em seguida aparecem os produtos de perfumaria e cosméticos, com previsão de R$ 1,57 bilhão em vendas, e os artigos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,26 bilhão. Juntos, esses três segmentos devem concentrar quase 77% do total movimentado na data.
O comércio eletrônico segue em expansão. A expectativa é que o e-commerce fature R$ 9,51 bilhões em 2025, quase R$ 1 bilhão a mais do que no ano anterior. Segundo as estimativas, 59% dos brasileiros pretendem comprar os presentes pela internet.
Mesmo com o avanço das vendas online, as lojas físicas seguem como principal canal de compra, preferidas por 66,5% dos consumidores. As compras exclusivamente virtuais representam 24%, enquanto 8,2% pretendem utilizar ambos os meios.
Fonte: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB