Uma das datas mais importantes do ano para o comércio está chegando. O Dia dos Namorados será celebrado na próxima quinta-feira (12) e deve movimentar as vendas no período, que só perde para o Natal e o Dia das Mães. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio de Minas Gerais apontou que 45,4% dos comerciantes mineiros esperam vender mais neste ano em comparação com o ano passado.
Os motivos da boa expectativa do empresário para o Dia dos Namorados são: otimismo/esperança, 44,2%; valor afetivo da data, 38,8%; e ações promocionais, 20,9%. A estimativa de 49% das empresas ouvidas é que o presente tenha valor entre R$ 70,00 e R$ 200,00 este ano.
Para os empresários, a data representa uma oportunidade para criar experiências afetivas e inesquecíveis para os casais, alavancando as vendas e fidelizando os clientes. Confira algumas dicas para incrementar o seu comércio para o Dia dos Namorados:
Kits e cestas personalizadas - Montar um kit personalizado ou uma cesta decorada é uma opção de venda tradicional para
o Dia dos Namorados. Uma cesta com vinho, queijos e pães
artesanais, kits de roupas, cosméticos ou acessórios são boas opções. O segredo é colocar produtos complementares
e que comuniquem amor e afeto.
Combos criativos para a data - Outro sucesso são os combos criativos para
o casal celebrar a data. Oferecer um combo pronto, bonito e saboroso permite
que você aumente o ticket médio com pouco custo adicional. Combo "Piquenique a Dois" com lanchinhos
e um espumante ou "Filme e Pipoca" com sanduíches, pipoca doce e
refrigerante são opções. Lembre-se: kits românticos devem chegar
impecáveis.
Produtos
artesanais - A
exclusividade chama a atenção. Produtos artesanais em edição especial para o Dia dos Namorados ajudam a gerar desejo e valor. Aproveite
para usar ingredientes sazonais, embalagens temáticas ou sabores exclusivos.
Identidade
visual - Crie uma identidade visual
temática para a data. Ela deve estar presente na decoração da loja e, também,
nas redes sociais. No site, invista em pop-ups, banners temáticos e em uma
seção especial com as melhores opções de presentes para a data.
Amplie as
opções de entrega - Para
atender à demanda dos consumidores que deixam para comprar o presente na última
hora, uma boa estratégia é oferecer modalidades de entrega expressa.
Promoções
e parceiras - Uma das
principais estratégias para aumentar as vendas em datas sazonais está
concentrada nas ações promocionais. Por exemplo, você pode oferecer cupons de desconto para compras antecipadas. Parcerias
com outros empreendedores também podem oferecer vantagens aos consumidores.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu