Gastos públicos no Brasil alcançam a marca de R$ 2 trilhões
21/05/2025


Os gastos públicos no país atingiram a marca de R$ 2 trilhões nesta terça-feira (20). Os dados, que englobam despesas da União, estados e municípios, estão no painel Gasto Brasil, uma ferramenta criada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o objetivo de oferecer maior transparência à sociedade sobre a gestão dos recursos das três esferas governamentais.


A plataforma, lançada em parceria com Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em abril deste ano, atualiza em tempo real os gastos públicos. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a dimensão das despesas governamentais e fomentar o debate sobre o uso eficiente dos tributos pagos pelos contribuintes.


As informações podem ser acompanhadas no painel digital instalado na região central da capital paulista e pelo site gastobrasil.com.br. Na internet é possível visualizar os dados das despesas de cada município e estado e do governo federal. Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, a iniciativa busca chamar atenção para o que classifica como desequilíbrio entre arrecadação e despesa.


Cotait afirma que o país convive com um Estado inchado, sem planejamento e com baixa eficiência, o que exige a adoção urgente de uma reforma administrativa. “A motivação da CACB surge da necessidade de conscientizar e informar a sociedade sobre a arrecadação e o destino dos recursos. Precisamos jogar luz sobre os gastos públicos e buscar eficiência no uso do dinheiro dos brasileiros”, afirma.


O presidente da CACB critica a condução fiscal do governo federal, que, segundo ele, abandonou mecanismos de controle como o teto de gastos e passou a operar sem critérios claros de investimento. A avaliação dele é de que a ausência de reformas estruturais compromete a sustentabilidade das contas públicas e afeta diretamente a capacidade de investimento do Estado.


Para assegurar precisão e confiabilidade, o Gasto Brasil utiliza uma metodologia baseada em atualizações e revisões contínuas. Cada etapa é composta por diversos subprocessos técnicos. A coleta de dados ocorre por meio de integrações automatizadas com APIs (Application Programming Interface) disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) captando informações das despesas efetivamente pagas pelos entes públicos.

 

Fonte: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB

ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.