Reunião da Diretoria Plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) contou com agenda cheia de convidados na noite de segunda-feira (17). Os primeiros foram o conselheiro do Hospital Hélio Angotti, Dr. Felipe Toledo, e o diretor de Relações Institucionais, ex-deputado Nárcio Rodrigues, que falaram sobre o projeto do Hospital do Futuro. Esta será a nova sede do hospital, projetada para ser construída no Parque Tecnológico.
“Participar da reunião foi uma oportunidade muito boa para que o Hospital Hélio Angotti pudesse expor esta iniciativa, em parceria com os governos municipal, estadual e federal, de criação do projeto do Hospital do Futuro, que é a construção de um novo Hélio Angotti e de um Polo de Inovação e Saúde”, disse Nárcio Rodrigues.
Outro convidado foi o presidente do Conselho de Administração da Scala Queijos, Cristiano Angotti, que contou um pouco sobre a história de sucesso da empresa criada em 1963 em Sacramento. Especializada em queijos, requeijão e manteiga, a Scala hoje conta com quatro fábricas, em Sacramento e Serra do Salitre, além de dois Centros de Distribuição. Cristiano também contou sobre o processo de captação de leite, que envolve mais de 700 produtores em 21 municípios.
A reunião da Diretoria Plena também teve a participação da presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, que falou sobre o primeiro ano de atividades após a conquista da chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Uberaba foi o sexto município brasileiro a contar com esse reconhecimento internacional.
A proposta de Uberaba foi batizada de “Terra de Gigantes”, contendo três pilares: “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”; “Capital Mundial do Zebu” e “Terra dos Dinossauros no Brasil”. Cusinato revelou que o pilar “Aquífero Guarani” também será incluído após a avaliação da Comissão da Unesco.
Para fechar a noite, o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, apresentou os museus da cidade sob responsabilidade do órgão municipal: o Museu de Arte Decorativa (MADA), o Museu de Arte Sacra (Igreja Santa Rita) e o Memorial Chico Xavier, que vem se destacando na cidade com mais de 30 mil visitantes desde a reinauguração em junho do ano passado.
Em relação ao horário de funcionamento dos museus, Facure afirmou que está sendo elaborado um planejamento específico para a gestão destes espaços, com a indicação de parcerias que possam viabilizar a ampliação do período de visitação. “Me senti muito honrado em participar da reunião da Aciu para falar do turismo e dos nossos museus. Todo o setor que se beneficia do turismo, junto com a Prefeitura e todas as entidades, precisa estar nesta construção coletiva”, completou.
As reuniões da Diretoria Plena são abertas a todos os associados da Aciu, realizadas quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, 19h.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu