A modernização da Lei de Incentivos Municipais está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec). Em reunião com a diretoria da Aciu na noite de segunda-feira (10), o titular da pasta, Celso Afonso Neto, ressaltou a importância da discussão do tema com os associados da Aciu “para trazer a entidade para o centro do debate da política pública de desenvolvimento da nossa cidade”. Ele frisou que “o momento econômico atual é muito bom e nós precisamos saber aproveitar isso para gerar mais emprego e renda aqui em Uberaba”, afirmou o secretário.
Em relação à Lei 13.152/2019, que dispõe sobre os incentivos fiscais e estímulos econômicos no município, ele pontuou que é preciso simplificar o cálculo para os benefícios às empresas. Celso Neto destacou ainda que o município precisa se preparar para os impactos das mudanças na forma de arrecadação estabelecidas pela Reforma Tributária. “Nos próximos 10 anos, precisaremos aumentar a capacidade de consumo da nossa população. Isso porque a tributação será toda feita com base no consumo. Então, precisamos saber escolher as empresas que iremos incentivar, que gerem mais empregos, com mão de obra mais qualificada e com média salarial melhor”, afirmou.
O secretário também falou sobre a criação da Invest Uberaba para ser um facilitador para o empresário que quer investir na cidade. “A agência será uma ponte entre quem está vindo e quem está aqui, seja uma relação entre privado-privado ou privado-público”, exemplificou. Um dos pontos destacados pelo secretário refere-se à criação de um banco de dados amplo sobre empresas instaladas no município e respectivos segmentos de atividades, bem como mapear a mão de obra e imóveis disponíveis para venda ou locação a empresas que queiram se instalar em Uberaba. Outros temas abordados por Celso Neto foram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o trabalho do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico de Uberaba (Comdesu).
A presidente da Aciu, Lídia Prata, apresentou ao secretário algumas demandas da Associação, como o mapeamento das empresas já instaladas na cidade, a melhoria da sinalização e iluminação dos distritos industriais, e a intervenção junto à Cemig para agilizar o atendimento às empresas que precisam ampliar a carga energética e aos novos investimentos. O secretário se colocou à disposição para participar de mais reuniões na Aciu e destacou que a Associação deve participar efetivamente nas discussões da secretaria, trazendo sugestões para impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
A reunião da Diretoria Plena também contou com a participação do empresário Luciano Faria, da Urbaniza, que falou sobre o Loteamento Jardins Jockey, lançado este fim de semana. Além disso, duas novas diretoras da Aciu foram empossadas: Tatiana Martins Santos, da London Place, e a fonoaudióloga Kátia Santiago Ribeiro.
As reuniões da Diretoria Plena são abertas a todos os associados da Aciu, realizadas quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, 19h.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu