Seplan apresenta projeto executivo da revitalização da Artur Machado
12/04/2023

A segunda reunião sobre a revitalização da Rua Artur Machado, realizada nesta segunda-feira (10), na Casa dos Conselhos, contou com a presença de mais de 70 pessoas interessadas no projeto executivo apresentado pela Secretaria de Planejamento. O objetivo foi reunir moradores, comerciantes e representantes classistas para avaliar e expressar suas ideias e opiniões sobre aquele espaço.

Com previsão de duração de 10 meses, com início das obras em abril de 2024, o valor total do investimento está na ordem de R$8 milhões. O projeto de revitalização prevê melhoria na acessibilidade das calçadas e padronização de piso; substituição do asfalto por outras alternativas mais eficientes e ecologicamente corretas como pisos sextavados, ampliação da extensão das calçadas, padronização do mobiliário urbano (bancos, floreiras, lixeiras) e melhorias na iluminação. “Este projeto faz parte de uma ação maior que vai fazer a interligação do centro com acessos da cidade e principais parques incluindo o conceito de ruas completas”, explicou a secretária adjunta da Seplan, Fúlvia Mendes.

Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, houve evolução do projeto executivo desde a primeira reunião, realizada em 23 de janeiro, quando foi apresentado o conceito de ruas completas e, agora, um detalhamento mais refinado de como seriam as etapas nas quais estão divididas essas obras. Serão revitalizações paulatinas por quarteirão, a partir da Praça da Concha Acústica com Avenida Odilon Fernandes, e cruzamento com as ruas Dr. Antônio da Costa até a Padre Zeferino. Depois será o quarteirão que vai até a Avenida Presidente Vargas. O próximo trecho vai até a Rua Lauro Borges e, por fim, no cruzamento com a Rua Lauro Borges, antes do Calçadão.

“Trouxeram sugestões e contribuições muito interessantes que vão ampliar a perspectiva do projeto", disse Isabella. O projeto de revitalização da Artur Machado inclui obras de substituição de redes de água, esgoto e drenagem pluvial, que serão executadas pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). “Vamos promover melhorias e uma modernização do saneamento de toda a extensão da Rua Artur Machado, substituindo redes que são antigas e de material obsoleto por tubulações mais adequadas e eficientes”, afirmou o presidente José Waldir de Sousa Filho.

A Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG também fará intervenções na rede subterrânea da Padre Zeferino até a Avenida Leopoldino de Oliveira, acompanhando as intervenções e adequações na via. “Estamos alinhando com a Codau possíveis conflitos com a instalação das galerias de água pluvial e redes de esgoto na via”, apontou o agente comercial da Cemig, Hudson Elvis.

A assessora especial de Captação e Parcerias, Érika Cunha, explicou que, logo quando o projeto de revitalização do centro da cidade chegou à atual gestão, a equipe da Seppar buscou identificar possíveis fontes de recursos disponíveis que contemplariam esse objeto. Dentre algumas instituições, foi identificada a Cooperação Andina de Fomento (CAF), Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Ela lembrou que, no final de 2021, foi apresentada uma carta-consulta do Programa aprovada em reunião junto ao grupo técnico da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que faz parte da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais, órgão ligado ao Ministério da Economia, fase determinante de análise da viabilidade de obter recursos de organismos multilaterais ou bilaterais. Aprovado, a missão técnica da CAF verificou no Município, todas as bases dos vários projetos previstos nessa matriz de investimento do Programa Desenvolve Uberaba.

O próximo passo é encaminhar a lei autorizativa, que permite ao Poder Executivo contratar a operação de crédito junto à CAF, para apreciação pela Câmara de Vereadores. "A gente espera que seja aprovada em razão da importância dos projetos inseridos no Programa, considerando já termos o aval da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Governo Federal e da própria CAF. Estamos finalizando a fase de tramitação interna e acreditamos que, logo aprovada, passaremos às outras fases, que inclui aprovação do Senado Federal para a assinatura do contrato e aí, sim, o início da execução do Programa", concluiu.

O presidente da Aciu, Anderson Cadima, assim como diretores da Associação Comercial, estiveram presentes na reunião e fizeram algumas sugestões ao poder público, assim como colocaram a instituição à disposição do executivo para debates sobre o assunto.

Fonte: Prefeitura de Uberaba e Aciu