A segunda reunião sobre a revitalização da Rua Artur
Machado, realizada nesta segunda-feira (10), na Casa dos Conselhos, contou com
a presença de mais de 70 pessoas interessadas no projeto executivo apresentado
pela Secretaria de Planejamento. O objetivo foi reunir moradores, comerciantes
e representantes classistas para avaliar e expressar suas ideias e opiniões
sobre aquele espaço.
Com previsão de duração de 10 meses, com início das
obras em abril de 2024, o valor total do investimento está na ordem de R$8
milhões. O projeto de revitalização prevê melhoria na acessibilidade das
calçadas e padronização de piso; substituição do asfalto por outras
alternativas mais eficientes e ecologicamente corretas como pisos sextavados,
ampliação da extensão das calçadas, padronização do mobiliário urbano (bancos,
floreiras, lixeiras) e melhorias na iluminação. “Este projeto faz parte de uma
ação maior que vai fazer a interligação do centro com acessos da cidade e principais
parques incluindo o conceito de ruas completas”, explicou a secretária adjunta
da Seplan, Fúlvia Mendes.
Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento,
houve evolução do projeto executivo desde a primeira reunião, realizada em 23
de janeiro, quando foi apresentado o conceito de ruas completas e, agora, um
detalhamento mais refinado de como seriam as etapas nas quais estão divididas
essas obras. Serão revitalizações paulatinas por quarteirão, a partir da Praça
da Concha Acústica com Avenida Odilon Fernandes, e cruzamento com as ruas Dr.
Antônio da Costa até a Padre Zeferino. Depois será o quarteirão que vai até a
Avenida Presidente Vargas. O próximo trecho vai até a Rua Lauro Borges e, por
fim, no cruzamento com a Rua Lauro Borges, antes do Calçadão.
“Trouxeram sugestões e contribuições muito
interessantes que vão ampliar a perspectiva do projeto", disse Isabella. O
projeto de revitalização da Artur Machado inclui obras de substituição de redes
de água, esgoto e drenagem pluvial, que serão executadas pela Companhia
Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). “Vamos
promover melhorias e uma modernização do saneamento de toda a extensão da Rua
Artur Machado, substituindo redes que são antigas e de material obsoleto por
tubulações mais adequadas e eficientes”, afirmou o presidente José Waldir de
Sousa Filho.
A Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG também
fará intervenções na rede subterrânea da Padre Zeferino até a Avenida
Leopoldino de Oliveira, acompanhando as intervenções e adequações na via.
“Estamos alinhando com a Codau possíveis conflitos com a instalação das
galerias de água pluvial e redes de esgoto na via”, apontou o agente comercial
da Cemig, Hudson Elvis.
A assessora especial de Captação e Parcerias, Érika
Cunha, explicou que, logo quando o projeto de revitalização do centro da cidade
chegou à atual gestão, a equipe da Seppar buscou identificar possíveis fontes
de recursos disponíveis que contemplariam esse objeto. Dentre algumas
instituições, foi identificada a Cooperação Andina de Fomento (CAF), Banco de
Desenvolvimento da América Latina.
Ela lembrou que, no final de 2021, foi apresentada
uma carta-consulta do Programa aprovada em reunião junto ao grupo técnico da
Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que faz parte da Secretaria de
Assuntos Econômicos Internacionais, órgão ligado ao Ministério da Economia,
fase determinante de análise da viabilidade de obter recursos de organismos
multilaterais ou bilaterais. Aprovado, a missão técnica da CAF verificou no
Município, todas as bases dos vários projetos previstos nessa matriz de investimento
do Programa Desenvolve Uberaba.
O próximo passo é encaminhar a lei autorizativa, que
permite ao Poder Executivo contratar a operação de crédito junto à CAF, para
apreciação pela Câmara de Vereadores. "A gente espera que seja aprovada em
razão da importância dos projetos inseridos no Programa, considerando já termos
o aval da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Governo Federal e
da própria CAF. Estamos finalizando a fase de tramitação interna e acreditamos
que, logo aprovada, passaremos às outras fases, que inclui aprovação do Senado
Federal para a assinatura do contrato e aí, sim, o início da execução do
Programa", concluiu.
O presidente da Aciu, Anderson Cadima, assim como
diretores da Associação Comercial, estiveram presentes na reunião e fizeram algumas
sugestões ao poder público, assim como colocaram a instituição à disposição do
executivo para debates sobre o assunto.
Fonte: Prefeitura de Uberaba e Aciu