Aciu disponibiliza material com resumo do “Minas Consciente” para empresariado
25/08/2020

*Atualizado em 25/08/2020 : Um novo documento foi produzido pela Aciu, pois a Prefeitura de Uberaba publicou um novo decreto municipal (no dia 14/08) readequando as regras do Minas Consciente à realidade de Uberaba. O material está disponível no pdf abaixo

Um material contendo as principais recomendações do Programa Minas Consciente já está disponível no site da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu. O documento, elaborado a partir do Protocolo Minas Consciente, possui um resumo com as regras de comportamento para os empresários, na adoção de práticas estabelecidas pelo Estado, no enfrentamento à disseminação da Covid-19.

“Desde a última segunda-feira, dia 10, quando a Prefeitura de Uberaba anunciou a adesão ao Programa, temos recebido muitas dúvidas do empresariado, pois apesar de abranger muitos pontos e recomendações, o Minas Consciente não detalha algumas medidas importantes, como horário específico para o comércio de rua, como fez com Shoppings Centers, por exemplo, que podem funcionar das 12h às 20h”, pontua o presidente da Aciu, Anderson Cadima.

O dirigente classista destaca ainda que o objetivo do resumo produzido pela Aciu é o de orientar os empresários, mas ressalta que algumas determinações ainda precisam ser melhor esclarecidas pelo Estado ou até mesmo regulamentadas pela Prefeitura.  “Alguns pontos precisam de atenção e alguns desdobramentos, como o horário de autorização para funcionamento, quantidade de pessoas em mesas nos bares e restaurantes, divulgação de como será feita a fiscalização dessas medidas, entre outras”.

Atualmente está em vigor apenas o Protocolo do Minas Consciente em Uberaba, uma vez que os decretos e portarias publicados pela Prefeitura de Uberaba foram todos revogados. “Estivemos em reunião ontem na Superintendência Regional de Saúde a fim de poder externar essa preocupação dos empresários quanto as obrigatoriedades atuais e esses pontos que ainda precisam ser avaliados. Estamos aguardando o andamento da questão”.

Cadima conclui salientando que o material com o resumo das regras de comportamento para os empresários, estabelecidas pelo Minas Consciente, está em aciu.com.br e no PDF aqui abaixo, e será atualizado caso haja alguma mudança de cenário nos próximos dias.