ACIU alerta empresários para golpe da lista telefônica
31/08/2017

 

Praticado há alguns anos, o “golpe da lista telefônica” consiste em uma abordagem telefônica, na qual são solicitados alguns dados de um colaborador responsável por uma empresa, ou até mesmo do proprietário. Posteriormente é enviado um contrato via e-mail, no qual a pessoa deva carimbar e assinar. “A ação é muito rápida e a justificativa é que as listas telefônicas, distribuídas anualmente, passariam a ser enviadas via Correios e não mais de porta em porta, como é feito atualmente”, relata Elisângela Valéria Silva, auxiliar de escritório em uma loja de pisos e azulejos da cidade.

Segundo Elisângela, o atendente que faz o contato afirma que o serviço é gratuito, mas no documento enviado por e-mail consta informações de quebra de contrato, valores de parcelas, mas nenhuma informação de gratuidade. “Nós desconfiamos porque questionamos se poderíamos acrescentar essa informação no documento e tivemos a negativa. Além disso, o tratamento do atendente também nos deixou meio desconfiados, pois as justificativas aos nossos questionamentos não eram convincentes. Após negarmos a assinatura e o carimbo no formulário, o atendente finalizou a ligação e não retornou mais”, explica Elisângela.

A ACIU – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba faz o alerta para este tipo de golpe. “A argumentação sempre é baseada no discurso de que se a empresa não confirmar seus dados, não estará na lista telefônica do ano seguinte e etc. Vez ou outra, empresas são acometidas por ocorrências similares e é preciso estar atento. A instituição alerta empresários e colaboradores a sempre desconfiarem de atuações desta natureza e a qualquer dúvida entrem em contato com sua empresa de telefonia e confirmem se há alguma ação neste sentido”, ressalta José Peixoto, presidente da ACIU.

 

Confira outras dicas da ACIU para sua empresa não cair em golpes semelhantes:

- Oriente funcionários a jamais repassarem dados ou qualquer outra informação via telefone ou e-mail;
- Não efetue contratações por telefone ou verbalmente com quem você desconhece;
- Antes de passar quaisquer dados da empresa, certifique-se com quem está falando;
- Nunca forneça dados pessoais ou da empresa para desconhecidos;
- Não assine recibo, formulário, contrato ou qualquer espécie de documento sem ler todas as cláusulas atentamente;
- Não aceite documentos com campos em branco, que permitam o preenchimento posterior;
- Fique atento a cláusulas escritas com letras de tamanho menor do que das demais;
- Não exponha os dados cadastrais da empresa em cartões de visitas
- Nenhum cartório liga para a empresa informando o protesto ou ameaçando;


Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.