Novo projeto de revitalização do centro de Uberaba é apresentado na ACIU
11/07/2017

Com trabalho assinado pelo arquiteto urbanista, Daniel Rodrigues, superintendente de planejamento urbano da Seplan, o novo projeto de revitalização do centro de Uberaba foi apresentado na noite de ontem (10), no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - ACIU.

Com casa cheia, a reunião contou com a presença de autoridades, comerciantes, jornalistas e a comunidade em geral. “O projeto visa uma simplicidade, para ser executado rápido, mas principalmente, para valorizar nossa cidade, que é tão bonita, tem tanta história arquitetônica”, destacou Daniel.

Na nova proposta o Calçadão passa a ser denominado de “Espaço Artur Machado”. O local receberá piso em concreto estampado, com estrutura mais limpa e contínua. No projeto as melhorias atingem desde a Rua Governador Valadares até a Praça Rui Barbosa. Toda a extensão da área terá o novo piso, passagens elevadas para pedestres, sinalização viária com vias compartilhadas para carros e pedestres, novo mobiliário, mais moderno e atrativo, novas lixeiras e novo paisagismo. Futuramente o novo espaço também contará com pontos de wifi.

Em contrapartida os empresários do local precisarão readequar suas fachadas, conforme já previsto no Código de Posturas do Município. Durante as explanações e respostas às dúvidas dos presentes, ficou acordado que a sugestão inicial de 50 cm para as fachadas será repensada, com comunicação posterior da Seplan a todos os comerciantes. A ideia proposta pelos lojistas é que elas tenham 0,70 cm ou 1 metro. A instalação das fachadas, também já prevista no Código de Posturas, deverá ter pelo menos 2.5 m de distância do solo e no máximo 6 metros .

“Estivemos em diversas visitas ao Calçadão, junto com a CDL e a Seplan, verificando as condições da área e das imediações, buscando alternativas viáveis para essa nova proposta. O projeto é bonito, simples, executável e tenho certeza que trará grandes benefícios para o comércio central e todos os frequentadores da área, tornando o local mais agradável”, afirmou José Peixoto, presidente da ACIU.

Para Fúlvio Ferreira, presidente da CDL, além da revitalização estrutural, as entidades classistas, CDL, ACIU e Sebrae estão unidas para realizar uma segunda revitalização, a destinada aos comércios. “Temos trabalhado para levar capacitação e melhorias para os comerciantes, para que eles possam realizar também uma revitalização da porta para dentro, melhorando vitrines, atraindo mais clientes e capacitando seus funcionários. Estamos dedicados nisso”, ressaltou.

Segundo Nagib Facury, secretário de planejamento e gestão urbana (Seplan), a principal diferença do primeiro projeto para esse será a contrapartida dos lojistas. “Na primeira proposta os empresários teriam que arcar com um investimento mais alto, adequando a entrada dos imóveis. Já nesse novo projeto, mais simples e mais executável, a contrapartida é apenas a adaptação das fachadas, deixando o local mais limpo e mais bonito, onde a arquitetura e a vitrine das lojas falem mais alto”, explicou.

Com a nova proposta aprovada, ficou definido que a Prefeitura dará início imediato aos trâmites burocráticos, para a contratação da empreiteira responsável pela obra. Já o início da execução dos trabalhos não teve data definida, apenas que partirá da Praça Rui Barbosa. E que caso o processo licitatório termine muito próximo ao fim do ano, que os trabalhos no calçadão e na Artur Machado serão iniciados após o natal, a fim de que o comércio não fique prejudicado nesta importante data para o varejo.

De acordo com o prefeito Paulo Piau, a previsão é que a obra dure em torno de 4 meses e o valor destinado será de R$1,6 milhão de reais. O chefe do executivo ressaltou ainda que a licitação prevê que durante os trabalhos no Calçadão, o serviço seja executado durante 24 horas por dia, agilizando a obra e prejudicando o mínimo possível os lojistas.

“Os recursos para a execução do projeto estão assegurados. Nós realizamos um leilão de imóveis recentemente e vamos fazer a obra com esse dinheiro arrecadado. Ficamos satisfeitos com a recepção da nova proposta e assim como os lojistas e os moradores de Uberaba em geral, também queremos fazer da área central um espaço prazeroso e mais atrativo”, concluiu. 


Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.