O Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, a Câmara Municipal e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), promoveram hoje em Uberaba, dia 25 de setembro, um encontro para orientar sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. O evento acontece no auditório da Aciu.
Participaram do encontro dirigentes esportivos, profissionais da área de Educação Física, presidentes de ligas, empresários, representantes de ONGs. A Lei de Incentivo ao Esporte (11.438), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2006, permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos educacional, de lazer, de alto rendimento e paradesportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com Paulo Silva Vieira, Assessor do Ministério do Esporte e Coordenador Geral da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, disse que a legislação, para pessoas físicas podem descontar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoas jurídicas, até 1% (tributadas com base no lucro real).
Paulo informou ainda que é preciso que as empresas vivam a experiência de financiar um projeto esportivo. É muito bom para elas associarem suas marcas e seus produtos aos valores positivos do esporte. Além disso, 100% do investimento num programa esportivo com base na lei de incentivo pode ser descontado do imposto que paga para o governo. Esperamos que seja um marco no desenvolvimento do esporte e ajude a mudar a cultura do empresariado uberabense que, precisa aprender com experiências bem sucedidas de incentivo ao esporte. Muitas empresas já perceberam que investir no esporte ajuda o Brasil, a sociedade em que vivem e suas empresas. Acreditamos estar dando um passo importante para o crescimento do esporte em nossa cidade".

Carmen Amâncio
Assessoria de Comunicação - ACIU
25/09/2009
Fonte: Andrea