Núcleo de papelarias do Programa Empreender (ACIU) aguarda agenda com o prefeito para apresentação de projeto do “cartão material escolar”
10/09/2015

Empresariado do Núcleo Setorial de Papelarias, do Programa Empreender, da ACIU, elaborou projeto para implantação do “cartão material escolar” e aguarda agenda com o prefeito Paulo Piau para entrega e apresentação da proposta. “Em uma reunião que nós tivemos em julho, na Prefeitura, nós apresentamos a ideia da implantação do cartão e ficamos de elaborar um projeto. Nós formatamos a proposta com todas as informações necessárias e ainda não tivemos a oportunidade de apresentá-la ao prefeito Paulo Piau, pois aguardamos uma agenda com ele nesse sentido”, destacou o nucleado Euler Dener.

No projeto estão destacadas as principais vantagens da implantação do cartão em Uberaba, com referência do que já funciona em outras cidades do Brasil, além de contemplar a possibilidade de atender ao valor básico da cotação de preços, englobando todos os materiais da lista escolar de 2016, conforme solicitado pela secretaria de educação durante a reunião ocorrida em julho.

Atualmente o núcleo conta com 43 papelarias e todas assinaram o projeto que visa a implantação do cartão. “O Núcleo é um grupo organizado que tem como objetivo dar mais valorização aos pequenos empresários do ramo de papelaria. O cartão é uma forma de fortalecer a economia local e garantir que os recursos utilizados para compra de material escolar fiquem no município”, explicou Patrícia Cicci, consultora do Núcleo e coordenadora do Programa Empreender.

De acordo com a proposta os pais poderão fazer a compra direta de materiais escolares para seus filhos, matriculados na rede municipal, por meio de um cartão especial com créditos para aquisição de bens dessa natureza. Para Manoel Rodrigues Neto, contador e presidente da ACIU, a proposta é muito bem-vinda e resultaria em uma facilitação na logística da compra dos materiais escolares, evitando atrasos na entrega dos kits, além de gerar mais economia e emprego para a cidade. “ Na maioria das situações as micro e pequenas empresas não tem condições de participar de grandes licitações. Com essa oportunidade do cartão material escolar e da organização do núcleo de papelarias, elas conseguiriam atender a demanda da rede municipal e assegurar que o recurso ficasse com empresas da cidade, gerando empregos e renda”, ressaltou.

O presidente da ACIU destacou ainda que a valorização das pequenas empresas é muito importante, pois elas são as verdadeiras propulsoras da economia do país. “A ACIU é parceria da campanha lançada recentemente pelo Sebrae, o movimento “Compre do Pequeno Negócio”, que tem o objetivo sensibilizar a população de um modo geral sobre a importância de se comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. São o micro e pequenos empresários que geram emprego e renda no Brasil”, salientou Manoel.

Além da proposta de implantação do cartão material escolar o núcleo de papelarias tem buscado parcerias para capacitação e referências de outros núcleos do Empreender de outras cidades, a fim de criar uma rede de empresas do setor. O objetivo é adquirir maior poder de compra, além de desenvolver ações em conjunto para membros dessa rede, como padronização de produtos, layout e divulgações em conjunto.

Os empresários do ramo de papelaria que tenham interesse em participar das ações do Núcleo devem entrar em contato com a consultora Patrícia Cicci, por meio do e-mail empreender@aciu.com.br ou pelos telefones 3331-5546 e 3331-5501.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU