Palestra sobre exportação atrai empresários de diversos segmentos
04/09/2015

O consultor em negócios internacionais, Jorge Dias ministrou uma palestra na manhã desta quinta-feira, dia 03, na ACIU, durante o “Café da Manhã Empresarial” promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior do Programa Empreender.

Jorge destacou as principais vantagens da exportação, principalmente neste momento de valorização do dólar. “A crise impactou diretamente na elevação do dólar e isso para o mercado de exportação é bom. Outra vantagem é com relação aos incentivos fiscais que o país oferece para quem quer exportar. Os produtos não sofrem tributação de IPI, Pis , Cofins, ICMS, entre outros. Há uma redução de 12 a 18% na carga tributária dos produtos a serem exportados”, ressaltou Jorge.

O consultor destacou também os principais erros cometidos por quem tem vontade de exportar, mas não está preparado para isso. “Assim como toda empresa tem um planejamento estratégico para suas ações, é preciso ter um planejamento estratégico para exportar produtos e serviços. É importante não cometer erros comuns a qualquer empresário. É preciso saber onde se quer chegar e como fazer isso. Ter um produto atrativo, um preço condizente com o mercado e seguir todos os trâmites burocráticos é fundamental, assim como em qualquer venda, seja no mercado interno ou externo. É possível ganhar novos mercados e proporcionar um crescimento para sua empresa, de forma simples e rentável, com planejamento e vontade”, explicou Jorge.

Cerca de 40 empresários e profissionais de diversos setores participaram do evento. Durante o encontro a consultora do Programa Empreender, Patrícia Cicci destacou a importância das ações dos núcleos e como o associativismo tem auxiliado os integrantes de diferentes grupos a se conectarem e gerarem negócios. “O Empreender é um programa que busca incentivar e auxiliar os empresários perante os desafios encontrados, por meio do associativismo, promovendo a interação entre micro e pequenas empresas, incentivo a competitividade e a troca de experiências e informações”, esclareceu Patrícia.

Os interessados em conhecer o Núcleo de Comércio Exterior do Programa Empreender podem mandar e-mail para empreender@aciu.com.br , ou entrar em contato pelos telefones 3331-5546 e 3331-5501.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU