ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE UBERABA (ACIU), PROMOVEU NA NOITE DE ONTEM, PALESTRA PARA CONTADORES E EMPRESÁRIOS, PARA EXPLICAR A IMPLANTAÇÃO DO MINAS FÁCIL NA CIDADE, NO PRÓXIMO DIA 21.
12/08/2009
O Diretor de Projetos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Sr. Marcelo de Souza e Silva, fez uma palestra na Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), no dia 10 de agosto, para explicar a implantação do Minas Fácil em Uberaba, que será no próximo dia 21 de agosto. Participaram empresários, contadores e contabilistas, que puderam tirar dúvidas.


De acordo com palestrante, Marcelo de Souza e Silva, O empreendedor pode abrir o seu negócio de maneira simplificada e ágil, em no máximo 8 dias. Para a abertura da empresa o interessado deve fazer uma Consulta Preliminar do Minas Fácil, aguardar a resposta positiva da consulta e imprimi-la, preencher o formulário Coleta Web do Cadastro Sincronizado da Receita Federal do Brasil acessando um dos links, aguardar a resposta do cadastro e imprimir o Documento Básico de Entrada - DBE, providenciar a documentação necessária conforme solicitado na resposta da Consulta Preliminar e no DBE, apresentar a documentação na Junta Comercial de Uberaba. Em até 8 dias o empreendedor deverá buscar na Junta Comercial, o contrato social registrado, o CNPJ, a inscrição municipal, o alvará de localização e, de acordo com a atividade, a inscrição estadual. Nos primeiros sete meses em Minas, (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho) de 2009, foram abertas 31.637 empresas e 10.195 extintas. Em julho, 4.983 empresas foram constituídas e 1.868 fechadas. No mesmo período de 2008, a abertura e o fechamento de empresas mantiveram estáveis: 30.099 e 11.148, respectivamente.

No ranking nacional de 2008, Minas está em segundo lugar na abertura de novos negócios: 53.022 empresas. O primeiro lugar ficou com São Paulo, 185.055 novas empresas; o terceiro com o Rio Grande do Sul, 49.932; o quarto com o Paraná, 46.049; e o quinto lugar com o Estado do Rio de Janeiro, com 33.331 empresas.

Além de BH, as outras cidades com unidades do Minas Fácil são Araguari, Araxá, Betim, Divinópolis, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba. Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Ubá, Uberlândia e Viçosa. E a partir do dia 21 Uberaba. Para o presidente do Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Karim Abud Maud, “É uma grande oportunidade, este serviço, as pessoas precisam estar por dentro dos seus novos direitos, pois, sempre trabalharam e nunca obtiveram benefícios. A partir de agora, para a Previdência Social, os trabalhadores passarão a ser pessoas jurídicas”, explica. O cadastro sincronizado integra os sistemas da Jucemg, Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda. De 26 prefeituras conveniadas com o Minas Fácil – Belo Horizonte e mais 25 do interior do Estado.

Para obter mais informações sobre o serviço ligar para a Linha de Informações do Governo (LIG-Minas) 0800 940 2000, utilizar o Fale Conosco disponível no sítio do Minas Fácil ou nas unidades atendimento listadas. Em Uberaba Jucemg fica na Av. Maria Carmelita Castro Cunha, 235 bairro Vila Olímpica.

Carmen Amâncio
Assessora de Comunicação da ACIU
Fonte: Andrea
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.