Encontro Empreender em Santa Catarina
28/07/2014

Um dos programas de maior sucesso no Brasil e no Exterior, como foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Programa Empreender, nasceu em Santa Catarina em 1991 e continua dando exemplos para o Brasil e para o mundo. Não é à toa, que Santa Catarina sediou novamente o 2º Encontro Internacional de Consultoria Grupal e 4º Seminário de Consultores do Empreender.

O evento contou com a presença de autoridades das entidades realizadoras, além dos participantes de outros do Brasil e do mundo.

A Coordenadora do Empreender Uberaba, Anna Paula Batista e a Consultora Patrícia Cicci Resende participaram do encontro realizado em uma das 30 baías mais lindas do mundo, a Praia do Rosa em Imbituba, o evento foi organizado pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) durante os dias 23 a 25 de julho e reuniu cerca de 150 consultores, responsáveis pela condução dos mais de 420 núcleos em todo o Estado de Santa Catarina e mais 800 no Brasil, além de 20 consultores que atuam no exterior em países como Colômbia, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras.

Consultores abordaram inúmeros aspectos que vem contribuindo mundialmente com o trabalho conjunto e ordenado entre empresários e entidades ligadas ao empreendedorismo. A troca de conhecimento promovida pelo evento colocou lado a lado cases nacionais de sucesso como o programa “Jogue Limpo com a Praia do Rosa” com exemplos trazidos da Europa, África e Américas.

Foram destaque na programação os cases sobre a criação de marcas coletivas, os impacto dos núcleos setoriais nas entidades empresariais e o case do próprio Núcleo da Praia do Rosa: Criado em 2009, o Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa é formado por empresas multissetoriais de hospedagem, alimentação e outras que desenvolvem atividades turísticas no bairro de Ibiraquera, mais precisamente na região da Praia do Rosa. O objetivo principal do Núcleo é a união de esforços da classe empresarial, para divulgação e fortalecimento da Praia do Rosa como destino sustentável e de qualidade, com incremento da baixa temporada, capacitação e geração de resultados positivos para as empresas nucleadas.

O case foi apresentado pelo consultor regional da Facisc no Sul, Giovane Ferreira Pereira que expôs as ações possibilitaram a organização e o desenvolvimento do turismo local, como por exemplo, a limpeza da praia (com o programa “Jogue Limpo com a Praia do Rosa”), organização do trânsito, comunicação, divulgação, eventos, capacitação e outros. O Instituto Baleia Franca mostrou aos participantes os projetos e trabalhos realizados na região em prol da preservação da espécie.

A programação contou ainda com palestrantes internacionais da Itália, Alemanha, Colômbia, Bolívia.

O Empreender é o associativismo na prática. É uma fórmula que estimula a competitividade das micro e pequenas empresas. Aquelas que fazem parte dos núcleos fazem a diferença no competitivo mercado global. Através dos núcleos as empresas têm acesso à informação, atuam lado a lado dos seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, realizam compras em conjunto, enfim, promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista.

Clique aqui e veja as fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.342159425944478.1073741856.148377498656006&type=3&uploaded=62

Fonte: Empreender / Aciu