Programa Empreender
03/09/2013
O Empreender é um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, incentivo a inovação e a competitividade por meio da capacitação de seus dirigentes e colaboradores, desenvolvimento e implantação de ações que promovam a melhoria dos processos de gestão e o desenvolvimento de lideranças empresariais através de iniciativas empreendedoras.
De iniciativa da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, em parceria com o SEBRAE, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.
Os núcleos setoriais são grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente na ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. As reuniões dos núcleos são usadas para fortalecer os diversos segmentos existentes na região e buscar soluções em conjunto para os desafios do setor.
As empresas que fazem parte dos núcleos fazem a diferença no competitivo mercado global, pois elas têm acesso à informação, atuam lado a lado dos seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, realizam compras em conjunto, enfim, promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista.
O Programa Empreender é uma iniciativa vitoriosa e, sempre que apresentado em seminários nacionais e internacionais, enseja manifestações de interesse e pedidos de apoio para sua disseminação. Foi eleito como um dos melhores programas do mundo voltados para o fortalecimento de micro e pequenas empresas pela International Chambers of Commerce – ICC, durante o 4º Congresso realizado em 2005 na África do Sul. É o associativismo na prática, é uma fórmula que estimula a competitividade das micro e pequenas empresas.
Fonte: ACIU