NOTÍCIAS ACIU 25/04 a 01/05
26/04/2005
ACIU RECEBE VISITA E DÁ O EXEMPLO Mais de oito décadas de tradição, quadro social superior a 2,5 mil associados, 31 núcleos setoriais e prêmio de associação comercial referência de 2004. É assim que a Aciu é vista em todo o estado de Minas Gerais, ou seja, como um exemplo a ser seguido. E foi exatamente isso que fez a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – Acip, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e Associação dos Supermercadistas de Patrocínio que, com uma delegação de 15 representantes, vieram a Uberaba, no dia 13 de abril, conhecer o Sistema Aciu. A Acip, que conta hoje com um quadro de 650 associados e atua no mesmo espaço físico e com o mesmo quadro de diretores da CDL, possui quatro núcleos setoriais. O presidente da CDL de Patrocínio e vice-presidente da Acip, Osmar Nunes Filho, explica que a entidade tem planos para expandir a gama de núcleos da associação. Os empresários do setor supermercadista de Patrocínio vieram, em especial, conhecer a Central de Compras criada pela Assuper - Associação dos Supermercadistas de Uberaba. A delegação também conheceu a FCETM. Projetos como o “Melhor Idade” , a Insisa e o Cepes impressionaram a delegação. “ Escolhemos a Aciu por ela ser uma associação modelo, com tradição e reconhecimento”, conclui. FILHOS: A DIFÍCIL MISSÃO DE IMPOR LIMITES Você tem filhos? Se a resposta for sim, preste atenção no que diz a psicóloga Suemi Hamada em sua palestra “Limite: o que fazer”para o Núcleo das Escolas Particulares, no evento que reuniu mais de 180 pessoas no dia 15 de abril. Para Hamada, a educação das crianças não cabe apenas aos pais ou ainda é adquirida somente na escola. Pais e professores devem ser parceiros na missão de conduzir a criança pelos caminhos da vida em sociedade. De acordo com a psicóloga, os pais são os responsáveis pela falta de limites dos filhos. “Dizer não é também uma forma de dizer que se ama”, explica. E o limite deve ser trabalhado desde o nascimento pois é na amamentação que são estabelecidas as primeiras regras de horários para os bebês. Porém, esses limites devem ser ponderados na medida em que seja estabelecida uma relação de confiança das crianças na autoridade dos pais. “Essa relação de autoridade não pode ser confundida com autoritarismo”, lembra. Como ponto chave para qualquer bom relacionamento está o diálogo. “É preciso dialogar e, além disso, ter a percepção da criança como pessoa”, conclui Hamada. Dessa forma serão estabelecidos os princípios éticos da criança, a serem seguidos por toda a vida adulta. 1° DE MAIO O Dia dos Trabalhadores, comemorado na maioria dos países em 1° de maio, é dia de refletir sobre as conquistas dos trabalhadores nos últimos séculos. A data foi escolhida em lembrança ao ato de 500 mil trabalhadores norte-americanos saírem às ruas, em 1886, exigindo a redução da carga horária para oito horas. De lá pra cá foram várias as conquistas dos trabalhadores mundo afora. Cada vez mais as empresas têm se adquado à legislação específica que dá ao trabalhador direitos como a garantia da carteira assinada, o abono família, o vale-transporte, o seguro maternidade dentre incontáveis outras vitórias. As empresas, fábricas e indústrias são, nos dias de hoje, como segundas casas para seus funcionários e reconhecem a importância do fator humano. É essa consciência que a Aciu busca através dos inúmeros cursos de capacitação que oferece aos seus associados e colaboradores. Aciu parabeniza e agradece a todos os colaboradores por sua dedicação e empenho. Sem as pessoas que formam o Sistema Aciu a entidade não teria a força e o respeito que possui. A Aciu se orgulha de sua equipe e dos serviços que presta graças ao potencial humano que reserva em seu quadro de funcionários.