NOTÍCIAS ACIU 18/04 a 24/04
20/04/2005
Unicon completa um ano de atividades A Cooperativa de Serviços Pro-fissionais Autônomos – Unicon comemora as conquistas do ano de 2004 e seu aniversário de um ano de atividades. Com o objetivo de facilitar a busca por oportunidades de trabalho e geração de renda, a Unicon abre novos horizontes para os profissionais autônomos. O diretor presidente da Unicon, Heli de Bessa, destaca as parcerias de prestação de serviços firmadas com importantes organizações e instituições como Aciu, BPW – Associação das Mulheres de Negócios, Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu e Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba, dentre outras ainda em negociação. A Unicon, que nasceu do Núcleo dos Consultores – Nucon, do Projeto Empreender, está em fase adiantada com seu Planejamento Estratégico de Atividades e o Plano de Ações. Contando atualmente com 61 cooperados, a Unicon investe em divulgação através de uma mala direta da cooperativa. O objetivo é aumentar o número de cooperados e criar novas parcerias. Para Bessa, a boa aceitação e receptividade no mercado neste primeiro ano é fruto da qualidade dos profissionais associados à Unicon. As atividades da cooperativa envolvem as áreas de relações interpessoais, saúde, gestão empresarial, marketing, recursos humanos e segurança do trabalho. Os profissionais e empresários interessados em se associarem ou firmar parceria com a cooperativa podem entrar em contato através do e-mail uniconmg@aol.com ou pelo fone 3311-5200. Moveleiros investem em feira internacional Os empresários do Núcleo de Moveleiros, do Projeto Empreender da Aciu, participaram da 7ª Feira Internacional de Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – Fimma 2005, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de março, em Bento Gonçalves (RS). O evento contou com a participação de aproximadamente 36.600 pessoas, incluindo 38 países. Mais do que atualização, a feira gerou negócios avaliados em cerca de R$ 150 milhões. Dos 14 empresários que estiveram em Bento Gonçalves, três fizeram investimentos na aquisição de maquinários que giraram em torno de R$ 180 mil. Na oportunidade, os empresários trocaram experiências e conheceram o Centro Tecnológico Moveleiro de Bento Gonçalves e seu funcionamento. A próxima viagem do Núcleo dos Moveleiros está agendada para o dia 09 de maio, na Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Sistemas Integrados de Manufatura – Feimaf, em São Paulo. Pesquisa EFG revela empregabilidade de ex-alunos Com o objetivo de analisar a importância do curso e conhecer o perfil dos ex-alunos, a Escola Técnica de Formação Gerencial realizou uma pesquisa, concluindo que a maior parte deles está empregada ou estudando na área administrativa e outros na área de saúde e em faculdades conceituadas de todo o Brasil. O coordenador e orientador pedagógico Donaldo Herbert Barcelos informou que a pesquisa reforça como o ensino da EFG desempenha um excelente papel para a formação do aluno, tanto na área empresarial como também o suporte educacional necessário para sua formação, preparando-o para concorrer em qualquer concurso vestibular. “A maioria dos alunos da EFG já estão garantido profissionalmente, tanto que vários ex-alunos trabalham em empresas conceituadas e na área administrada e dando seqüência aos estudos”, conclui o coordenador. Projetos despertam entusiasmo em aluno O estudante do 3º ano da EFG, Guilherme Mayrink Santos é um aluno entusiasmado com a escola. “Sinto-me privilegiado. Meu ensino médio é diferente em relação ao fundamental. Além das disciplinas normais do segundo grau, ainda tenho as profissionalizantes, que me proporcionam facilidade e abertura de mercado de trabalho ”, informou. Guilherme é estagiário na área administrativa da Cemig. Segundo ele, muitas atividades desenvolvidas nos projetos das disciplinas profissionalizantes foram e estão sendo de fundamental importância para o desempenho de seu trabalho. Segundo Guilherme, a escola está passando por uma transformação na área administrativa, com contratação de outros professores, mais reuniões com alunos e pais, integração esportiva entre os estudantes da EFG e outras instituições de ensino. As medidas vêm ao encontro dos anseios dos alunos. Os novos professores estão focando mais o ensino para concursos vestibulares, despertando interesse para conhecimento diferenciado, aliando a prática a teoria.