NOTÍCIAS ACIU 21/03 a 27/03
22/03/2005
Marco Antônio assume direção da EFG Engenheiro e professor com amplo conhecimento em sala de aula e na parte administrativa, Marco Antônio Oliveira é o novo diretor da Escola Técnica de Formação Gerencial. Sua forma de trabalho tem se mostrado diferente de outras administrações. Para conhecer melhor a estrutura, ele tem realizado reuniões com pais e alunos. A iniciativa proporciona aproximação e levantamento das ações no que se refere ao relacionamento. Na área administrativa, o novo diretor ressaltou que a parte profissionalizante do curso está bem estruturada, lembrando que a mesma também precisa ser melhor intercalada com o ensino médio visando a competitividade para o concurso vestibular. Marco Antônio disse que ainda está em fase de avaliação e adaptação e que as mudanças serão gradativas, de acordo com as necessidades. No primeiro mês, foi adotada nova proposta pedagógica, sendo necessária readequação no corpo docente, com professores mais experientes em disciplinas que preparam o aluno para o vestibular, intercalando assim o profissionalizante com novos conhecimentos. Para o diretor, a EFG é uma escola muito importante para Uberaba e cidades vizinhas, ressaltando o profissionalizante, com enfoque para a parte do empreendedorismo. “O perfil dos estudantes da EFG é diferente dos alunos do ensino médio convencional. Há maior interesse em matérias práticas, por isso trabalharemos alinhados inclusive no ensino médio às preferências do nosso aluno”. Semana Empresarial contará com palestra de Mailson da Nóbrega O Sebrae e a Aciu promovem no período de 04 a 07 de abril, a Semana Empresarial, com cursos de extensão na área de gestão e a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”, com o economista e ex-ministro da fazenda, Mailson Ferreira da Nóbrega, que acontece no dia 07 de abril, às 20h, no Cine Metrópole. O evento conta com o apoio da Crediaciu, EFG, Sistema Fiemg, Cigra, ABCZ, Sindicato Rural de Uberaba, CDL, Câmara Municipal, FCETM e Insisa. A programação contará com consultorias tecnológicas gratuitas nas áreas de recursos humanos, financeiros, marketing e estratégias de mercado, comércio exterior e legislação tributária. Estes serviços serão disponibilizados para empresas uberabenses. A Semana Empresarial tem por objetivo promover o encontro de profissionais, acadêmicos e consultores do setor. Tudo para ampliar o conhecimento e descoberta de novas tendências do mundo empresarial. Além disso, oferece cursos, palestras e criação de novas oportunidade. As inscrições poderão ser feitas na Aciu, com Rose ou Caiana. Outras informações através do telefone 3321-5500. O custo da palestra é de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudante). As consultorias serão gratuitas. Artesãos de Uberaba criam Cooperativa Profissionalismo é a palavra de ordem dos artesãos que fundaram, no dia 15 de março, a Cooperativa dos Artesãos de Uberaba, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu acom o apoio do coordenador da Incubadora de Empresas do Sistema Aciu – Insisa, Plácido Morelli Júnior, do consultor do Núcleo dos Artesãos do Projeto Empreender, Edson Tito Mota e da consultora de empresas Andréa Gomes Mendonça. O objetivo da cooperativa é orientar as atividades dos artesanatos local efetuando parcerias com entidades de classe do setor e capacitar os profissionais do segmento. A primeira assembléia da cooperativa elegeu a artesã Maria do Rosário Silva como diretora/presidente. Para fazer parte da cooperativa o artesão deve adquirir uma cota de R$ 200,00. Este valor poderá ser dividido em 10 parcelas iguais. A Insisa coordenará os trabalhos de viabilidade econômica, administrativa, técnica e financeira da cooperativa. Melhor Idade O “Proex” – Projeto de Extensão da FCETM, está oferecendo à comunidade uberabense cursos de informática para Melhor Idade. As inscrições podem ser feitas na faculdade até o dia 1º de abril, sem custos. Os cursos têm início no dia 11 de abril, com três turmas de no máximo 20 alunos. As aulas serão realizadas nas segundas e quartas; terças e quintas e aos sábados, no período vespertino, com os professores Paulo Limírio Silva e Ana Claúdia França, sob a coordenação de Odelcina Lemes Silva e com o monitoramento dos alunos da EFG. O objetivo do curso é integrar os interessados com idade acima de 50 anos, às novas tecnologias possibilitando conhecimento e aprendizagem básica de informática como digitação de noticiass, pesquisas na internet, encaminhamento e recebimento de e-mail, entre outros. Também disponibiliza oportunidade de aproximação de pais e avós de professores e alunos da FCETM e EFG no meio estudantil. Motivação Acontece no dia 29 de março, às 19h30, na Aciu, a palestra “Motivação e Atendimento a Clientes”. O evento está sendo promovido pelo Núcleo de Materiais de Construção de Uberaba. Limitações “Limite na Medida Certa” é o tema da palestra de Suemi Hamada, que será promovida pelo Núcleo das Escolas Particulares de Uberaba, no dia 15 de abril, às 19h30, na Aciu.