<center>PROEMPE</center>
20/08/2004
O que é estágio? Considera-se estágio as atividades de aprendizagem profissional, social e cltural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho disponibilizadas por empresas privadas e empresas públicas, sempre sob a responsabilidade e coordenação da escola a que pertence, visando o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação e futura atuação profissional. Quem pode ser estagiário? Podem ser admitidos como estagiários alunos regularmente matriculados e que frequentem efetivamente cursos vinculados à estrutura do ensino público ou particular, nos níveis superior, médio (2° grau) e supletivo, ou escolas de educação especial. Em que condições deve ocorrer o estágio? O estágio, como estratégia de profissionalização, deve ocorrer ao longo do curso numa situação real de trabalho, permitindo ao estudante uma acumulação sucessiva de habilidades e capacidades. As atividades do estágio deverão ser compatíveis com o connoticias básico da profissão a que o curso se refere e devem ocorrer numa sequência que atenda ao princípio de dificuldade/complexidade crescente, de acorso com a progressão curricular. Por que o estágio é bom para o estudante ? Por ser um eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante: - a aplicação prática da teoria aprendida na escola, permitindo maior assimilação das disciplinas curriculares; - avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir eventuais deficiências na sua formação escolar; - atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para o mercado de trabalho; - antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao censo crítico e à criatividade.