NOTÍCIAS ACIU - 16/08 a 22/08
site: www.aciu.com.br
e-mail: imprensa@aciu.com.br
telefone: 3321-5500
Balcão Sebrae Saber Empreender: desenvolvendo qualidades na visão empreendedora. Este é o curso de capacitação que o Balcão Sebrae Aciu promoveu para o Núcleo de Artesão do Projeto Empreender da Aciu, no período de 13 a 15 de agosto. O curso é um programa de capacitação do Sebrae que desperta a visão empreendedora e ajuda o participante a usar e valorizar suas características de negócios. O evento foi direcio-nado para empresários, empreendedores informais e autônomos. O objetivo foi proporcionar aos participantes o entendimento da visão empreendedora e suas implicações no dia-a-dia da micro e pequena empresa. Núcleo de Óticas Recentemente premiado pela CACB como o melhor projeto de capacitação empresarial desenvolvido no país, o Projeto Empreender da Aciu não pára de realizar eventos para qualificar seus participantes. Desta vez, o Núcleo das Óticas promoveu nos dias 09 e 10 de agosto, a palestra "Conhecimento técnico sobre lentes progressivas", onde foram apresentados as novas lentes Barilux e produtos da linha Brasilor. Voltada para os profissionais de atendimento, a palestra teve o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as funções das lentes progressivas. A palestrante Maura Barbosa Resende informou que estas lentes são usadas no tratamento da presbiopia, a perda progressiva da visão de perto, que interfere na nitidez e clareza da visão. Geralmente a presbiopia começa a manifestar após os 40 anos, mas jovens e crianças também podem sofrer com este problema. Programa Empregabilidade é sucesso O Programa Emprega-bilidade _ Proemp, da Aciu, possibilita a entrada no mercado de trabalho, através de banco de currículos e do estágio para estudantes do ensino médio e superior. O aumento no número de empregos foi registrado pelo programa no mês de julho, quando 20 empresas solicitaram o Proemp para o preenchimento de vagas. O Banco de Currículos oferece espaço para que o profissional fora do mercado de trabalho possa retornar à economia formal. O programa é responsável pelo recrutamento e a pré-seleção dos candidatos à contratação. No mês de julho foram cadastrados 93 profissionais. As habilitações mais procuradas são na área de Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis. Outra possibilidade de contratação, desta vez para estudantes, é através do programa de estágios. Um total de 281 estudantes conseguiram vagas para estágio nas 81 empresas cadastradas no programa. As áreas mais procuradas são Administração, Automação Indutrial, Ciências Econômicas, Normal Superior, Auxiliar Técnico, Técnico em Informática e Contabilidade. Qualquer pessoa pode disponibilizar seu currículo no Programa Empregabilidade, assim como qualquer empresa, associada ou não, pode solicitar os serviços do programa. Este é um serviço da Aciu que ajuda empresários e trabalhadores a se encontrarem. Contabilistas O Núcleo dos Contabilistas promoveu, no dia 10 de agosto, mais um evento de capacitação porfissional para seus participantes. A palestra "Sefip em ambiente gráfico", ministrada pela auditora fiscal Célia Mara Gomes, teve o objetivo de orientar os contabilistas sobre a nova versão do softwear. O Sefip é o programa utilizado pelos contabilistas para lançar os depósitos de fundo de garantia nas contas dos trabalhadores e municiar o INSS para o recolhimento previdenciário. O softwear agora passa a funcionar através dos sistemas operacionais Windows. Dia do Economista Em comemoração ao Dia do Economista, a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro _ FCETM, promoveu, no dia 13, a palestra "Previdência Social" que foi ministrada por Sizenando Ferreira de Oliveira, chefe da agência do INSS em Uberaba. Trabalho reconhecido: parabéns! O consultor do Projeto Empreender da Aciu, Edson Tito Mota, recebe, no dia 18 de agosto, às 18h50, o título de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Uberaba. O prêmio é reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo profissional. Esta é uma forma da cidade de Uberaba agradecer pelo empenho em prol da comunidade. A Aciu tem orgulho dos profissionais com os quais trabalha. Parabéns Tito!!!! "Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida."
Provérbio Chinês