A diretoria da ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba começou nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, a quarta rodada de entrevista com os candidatos a prefeito de Uberaba. Conforme sorteio realizado para participação, o sorteado foi Edson Santana, do PPS. Jornalista e músico, Edson Santana entra na disputa pela Prefeitura de Uberaba pela primeira vez. Atualmente, o candidato trabalha no ramo de radiodifusão e é editor de semanário que circula na cidade. O candidato reforçou que colocou o seu nome à disposição do uberabense para ser prefeito de Uberaba pelo PPS, porque entende que os cidadãos precisam ter a opção de votar no “novo” nas urnas, em outubro.
Ele se apresentou aos diretores e falou um pouco dos candidatos a prefeito. “Hoje, temos na disputa vários candidatos, alguns deles que poderiam continuar representando a nossa cidade em Belo Horizonte ou Brasília. Espero que o povo tenha consciência de que, se um deles for eleito, nós estaremos perdendo representatividade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais ou na Câmara dos Deputados, alertando também aos diretores que fiquem atentos a quem estão colocando no poder, porque o ruralista lembra o coronelismo, que imperou na cidade por vários anos”, observou.
Edson também revelou que, no seu plano de governo, existe uma proposta de oferecer transporte público gratuito à população, com a implantação nos eixos leste/oeste e norte/sul. No eixo leste/oeste, da avenida Leopoldino de Oliveira até o Maringá, “Nós vamos ter ônibus da Prefeitura circulando na espécie de metrô de superfície (ônibus grandes), conforme está sendo copiado pela atual administração. No entanto, em qualquer ponto, o passageiro irá pegar o transporte gratuito. Já o outro eixo ligará Santa Rosa até o Valim de Mello e também será gratuito. Mas teremos que usar as avenidas troncas para fazer isso. Em suma, em qualquer eixo, o usuário poderá utilizar o ônibus coletivo quantas vezes forem necessárias, sem pagar passagem. O único trajeto que será pago será nos bairros. Mas como o trajeto será pequeno, o valor da tarifa sofrerá redução de aproximadamente 50%. Ao contrário do que as pessoas pensam, isso não é um sonho, porque a Prefeitura tem condições de fazer isso, já que cidades com orçamento menor do que Uberaba já implantaram um modelo muito parecido”, afirmou Edson.
De acordo com Santana, o compromisso do PPS é com uma cidade sustentável, onde o governo irá tratar sobre o meio ambiente para esclarecer a ideia de que, para preservar a natureza, deve-se inviabilizar a produção agrícola. “Nós iremos implementar projeto de revitalização do rio Uberaba. Vamos recuperar o perímetro urbano e criar programa de incentivo para que os moradores preservem um espaço verde em seus imóveis. Eu venho da fazenda e uma das coisas que aprendi foi preservar a natureza, diferente do que tenho visto ao longo da minha carreira como jornalista, observando os governos que passaram por Uberaba”, finalizou.
O presidente Manoel agradeceu a presença do candidato a prefeito e disse que, ao final da campanha, espera que os candidatos se unam em prol da cidade de Uberaba para o desenvolvimento, pois o sobrenome da ACIU é Uberaba, cujas portas estarão sempre abertas para recebê-los. No dia 17 será o candidato Fahim Sawam (PSDB).