O Café Empresarial contou com a participação de empresários, pequenos comerciantes, profissionais liberais, representantes de classe, além da presença do Núcleo de Inovação Setorial de Tecnologia da Informação, das Comunicações, dos Bares, dos Hotéis, dos Restaurantes, das Farmácias, das Academias, das Autoescolas e dos Caçambeiros. Essa ação, por meio do Programa Empreender, desenvolvida pela ACIU e Sebrae, visa: gestão estratégica, capacitação em busca de competitividade, criação de um ambiente altamente atualizado e competitivo, acesso aos recursos financeiros, divulgação do setor, criação e certificação das empresas.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da entidade, Manoel Rodrigues Neto, que agradeceu a parceria da ACIU com o Sebrae, seguida palestra magna sobre o tema “Mercado Competitivo? Foco do cliente”, pelo palestrante José da Paz Cury.
Durante cerca de uma hora e meia de apresentação, Paz Cury interagiu com o público, divulgou vídeos para ilustrar suas palavras, fez algumas dinâmicas rápidas e falou sobre a importância da cooperação entre os empreendedores. “É um negócio que precisa trabalhar em conjunto para se alcançar o sucesso. Temos vários casos através do trabalho em cooperação que o Empreender permite ao micro e pequeno empreendedor, não só em Minas como no Brasil”, destacou Cury.
Com muito bom humor, agitando a plateia, Paz Cury deu algumas dicas de como trabalhar em conjunto, tendo foco no cliente e nas vantagens. “Isso é ser Empreendedor: ação coletiva gerando emprego, renda e inclusão social”.
Uma das discussões desenvolvidas por Cury na palestra teve a seguinte conclusão: em meio a um cenário de instabilidade financeira, o bom profissional é capaz de minimizar o efeito dominó de uma crise, assim como se antecipar a esta, oferecendo ao empreendedor condições de se manter no mercado de forma competitiva. Segundo Cury, Competência Intelectual é a soma, dentre outras coisas, de conhecimento, habilidade e atitude.
Sobre o palestrante - O consultor José da Paz Cury é formado em Administração de Empresas (UNA – Belo Horizonte) e Desenvolvimento Organizacional (Fundação João Pinheiro/Columbia University – New York). Possui especialização em Administração (Fundação João Pinheiro/Columbia University – New York). Foi consultor e técnico fundador do ex-Ceag-MG, hoje Sebrae Minas, onde participou da implantação do Departamento de Treinamento de Micro e Pequenas empresas. Coordena, orienta e ministra palestras, cursos, seminários, workshops e convenções para empresas como Unimed, Unicred, Uniodonto, Sicoob, Crediminas, Senac, Petrobras, Fiat, Usiminas, Localiza, Eletrobras, entre outras.