Cônsul da Argentina, Ramón Villagra Delgado realizou ontem, no auditório da Aciu, um seminário para discutir oportunidades de negócio de empresas da cidade com o seu país. O evento contou a participação de diretores da Aciu, empresários e do vice-prefeito Paulo Mesquita. Os empresários, puderam conhecer as potencialidades econômicas do país vizinho e também possibilidade de investir na Argentina.
A realização do seminário faz parte de um grupo de ações de promoção comercial e de investimentos da República Argentina no Estado de Minas Gerais. De acordo com Ramón, o objetivo do seminário foi promover o conhecimento e difundir quais são as oportunidades para gerenciar negócios e investimentos em diversas áreas na Argentina. “Além disto, foram discutidas as oportunidades de aprofundar o relacionamento entre Minas Gerais e a República Argentina”, explica.
O cônsul apresentou dados estatísticos que mostram que a América do Sul é uma região em crescimento. A Argentina, por exemplo, é um país com bases sólidas para o crescimento sustentável, que vem apostando na criatividade, tecnologia e projeção internacional. “O Brasil é um sócio estratégico da Argentina. Como membros do Mercosul, os dois países têm acesso livre de tarifas, além de diversas outras oportunidades que favorecem a parceria”, afirma.
Dentre as inúmeras empresas brasileiras que investem no país vizinho está a Vale, como maior investidora, além da Marcopolo, Penalty e Camargo Correa. Por sua vez, as empresas argentinas também se interessam pelo Brasil, nas áreas siderúrgicas, fábricas de alumínio e tubos. “Merece destaque a Arcor, empresa de doce bastante conhecida no Brasil”, afirma.
O encontro foi uma oportunidade de vislumbrar possibilidade de expansão econômica e empresarial por meio de ações de cooperação e intercâmbios comerciais entre Uberaba e a República Argentina.
Fonte: carmen