A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, (Aciu), recebeu nesta segunda-feira, dia (27/09), a vista Marcelo Tuychi Lourenço, chefe da agência do IBGE de Uberaba, informou que o Censo Demográfico 2010 na cidade já conta com 80% das coletas nas áreas urbana e urbana isolada, feitas.
Foram identificados até o último levantamento, com 75% destas regiões apuradas, 222 mil habitantes. E, com base nestes dados, as projeções do IBGE de Uberaba apontam para pouco mais de 296 mil pessoas na zona urbana.
No entanto, a população total do município deverá superar os 300 mil, pois, de acordo com Marcelo, as coletas na área rural, ainda em andamento, somarão de 7 a 10 mil habitantes.
O chefe da agência do IBGE explica que ainda faltam 20% das coletas a serem feitas na área urbana. “Os levantamentos são feitos por setores e, como faltam 20% ainda, existem regiões dentro da cidade que realmente não foram visitadas até o momento, mas a previsão é que sejam nas próximas semanas”, informa.
“Além disso, é preciso destacar que uma pessoa pode responder pelas demais que moram em cada apartamento ou casa. E, após o término das coletas, será disponibilizado pelo IBGE um telefone para as pessoas que não forem recenseadas avisarem esta situação, para que possamos ir a estes locais”, completa Marcelo. Ele também relata que geralmente os moradores não encontrados em suas casas não retornam o recado deixado pelo recenseador, prejudicando o trabalho.
Alguns diretores questionaram “como pode uma cidade ter 296.261 habitantes previstos e contar com mais de 200 mil eleitores?”. Para ele, “não demora o número de eleitores vai ultrapassar o número de moradores!”, alerta.
Marcelo esclarece que a quantidade de eleitores de
Uberaba, de quase 210 mil, representa quase 70% dos cerca de 305 mil habitantes que o Censo deve totalizar, percentual semelhante ao visto nacionalmente. “Temos quase 192 milhões de habitantes e mais de 130 milhões de eleitores”, observa. Marcelo informou que as coletas serão encerradas até o dia 31 de outubro.
O presidente Karim, reforçou aos presentes da importância de receber o recenseador e responder corretamente o questionário, pois, isto refletirá para o desenvolvimento de Uberaba.
Fonte: carmen