A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) promoveu a primeira reunião da Diretoria Plena de 2026 na noite desta segunda-feira (09). Na pauta, a apresentação das diretrizes do abastecimento de Uberaba, com o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Rui Ramos, e o diretor de Saneamento, Giovanni Molinero. Eles apresentaram os projetos do Sistema de Abastecimento do Rio Grande e da Barragem Prainha.
“Quero agradecer à Aciu por esta oportunidade de apresentar os projetos do Rio Grande e da Prainha, que já são realidade. Vamos começar as obras e resolver, em definitivo, o problema do abastecimento em Uberaba”, disse o presidente Rui Ramos.
Toda a obra do Sistema de Abastecimento do Rio Grande foi detalhada pelo diretor Giovanni Molinero, incluindo a construção da captação, o baixo e alto recalque (estruturas de bombeamento que ficam entre a captação e a ETA), os 28 quilômetros de adutoras e a Estação de Tratamento de Água, que será construída ao lado do Centro de Reservação 15, no bairro Recreio dos Bandeirantes. A nova ETA terá capacidade de tratamento de 600 litros por segundo, podendo ser ampliada para até 900 l/s.
“A licitação da obra do Rio Grande, que será a nossa segunda fonte de abastecimento, está em andamento. No projeto, a previsão é de cerca de 4 anos de obra, mas vamos trabalhar junto à empresa vencedora para antecipar este prazo e entregar em menos tempo”, disse o presidente da Codau, Rui Ramos.
A obra da Barragem Prainha também foi apresentada pelo diretor. Projetada no Rio Uberaba, cerca de 5 km acima da atual Estação de Captação da Codau, a barragem terá uma capacidade de armazenamento de quase 2 milhões de m3 de água, com uma vazão de 1,69 m³/s.
O presidente Rui Ramos ainda conversou com os diretores da Aciu sobre o aumento da demanda por água nos últimos anos, resultado do crescimento da cidade e das altas temperaturas registradas. “Nossa capacidade de tratamento é de 1.200 l/s e o consumo tem ficado acima deste índice, principalmente nos dias mais quentes. O ideal é que os reservatórios fiquem acima de 70%, e essa recuperação foi gradativa após o longo período de seca que tivemos. Em 2025, o plano de contingenciamento ficou em vigor o dobro do tempo de 2024”, explicou o presidente Rui Ramos.
Ele ressaltou que a Codau fez importantes investimentos na atual gestão para ampliar a oferta de água, como três novos poços profundos e quatro novos Centros de Reservação, que aumentaram em 25% a capacidade de reservação na cidade. Outros dois poços profundos estão em construção para contribuir com mais 120 l/s no abastecimento de Uberaba.
“Agradecemos ao presidente e equipe da Codau por trazer tantas informações e esclarecimentos, e por responder às dúvidas. Esta foi a primeira reunião da Diretoria Plena do segundo mandato e começamos com essas boas notícias para compartilhar, principalmente sobre a nossa segurança hídrica”, disse a presidente da Aciu, Lídia Prata.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu