Mais de 200 pessoas, entre dirigentes e funcionários de ACEs, autoridades e convidados especiais como o presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, e a executiva Maria Altina Silva, participaram do Lideraminas - II Encontro de Presidentes e do Gerenciaminas - III Encontro de Executivos das Associações Comerciais de Minas Gerais, realizados com pleno sucesso pela Federaminas em 24 a 26 de junho no centro de convenções do Hotel Tauá, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de promover maior interação entre a entidade estadual e as federadas que a compõem.
Um dos pontos altos da programação foi a posse da diretoria da Federação para o triênio 2010/12, cujo trabalho acontece desde janeiro.
Na abertura do evento, o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, destacou a parceria da entidade com o governo estadual em benefício das empresas de menor porte. O dirigente destacou a importância da capilaridade do sistema de ACEs para a disseminação de financiamentos do BDMG. Conforme afirmou o presidente do banco, Paulo Paiva, essa parceria é sólida e fundamental, representando a Federaminas o braço que possibilita à instituição atuar em todo o Estado para executar a diretriz de inclusão social -através das MPEs, que geram maior número de empregos-, determinada pelo então governador Aécio Neves. Também citou o Programa Travessia em que o banco se empenha, por orientação do governador Antonio Anastasia, para levar crédito a custo menor a municípios com índice baixo de desenvolvimento regional.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, ressaltou a força das ACEs nos municípios e defendeu a sua mobilização para fazer valer a Lei 123/2006, que dispõe sobre a adequação municipal à Lei Geral das MPEs, ainda não realizada na maioria das cidades mineiras. Alertou que essa legislação cria vantagens diversas para as empresas locais, fomentando o empreendedorismo, e lembrou que a Caixa conta com produtos financeiros que dão suporte a essa iniciativa.
Também integrante da mesa, a empresária Marinez Torres Gotelip Borja de Oliveira, nova presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas, anunciou planos para a formação de outros conselhos de mulher no Estado, buscar maior interação entre os já existentes no âmbito das ACEs, valorizar a atuação feminina no meio empresarial, induzir o crescimento profissional daquelas que atuam no setor produtivo ou nele querem se inserir e criar mecanismos de comunicação que possibilitem troca de experiências e desenvolvimento de atividades comuns.
A parte final da abertura foi reservada à posse da diretoria da Federaminas para a gestão 2010/12. O presidente Wander Luis conclamou seus pares ao trabalho conjunto em prol do fortalecimento do sistema, destacando a capilaridade com o seu importante diferencial. Entre outras ações no novo mandato, o líder empresarial alinhou apoio a oito projetos aprovados do Empreender Competitivo e estímulo à implementação da lei municipal para MPEs.
Todas as Associações Comerciais presentes aos eventos da Federaminas receberam computadores usados, em bom estado, oferecidos pelo Sebrae Minas.
Fonte: carmen