Uberaba sediará a última etapa de 2025 do Circuito E-Minas, uma iniciativa que mobiliza lideranças empresariais, políticas e institucionais para uma jornada de fortalecimento do ambiente de negócios e de estímulo ao associativismo. O evento promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), em parceria com o Sebrae, será no dia 1º de outubro. A programação é gratuita, das 8h às 12h, na sede da Aciu.
“Teremos muitas informações sobre desenvolvimento econômico, diversificação econômica, projetos do estado para o empresariado mineiro, entre outros assuntos. Será um painel muito rico com dirigentes do governo de Minas, além de ser uma oportunidade para networking. Convidamos os empresários e lideranças da nossa cidade para que se inscrevam e participem”, disse a presidente da Aciu, Lídia Prata.
A edição contará com o painel Conectando Minas: Foco na Diversificação Econômica, que tem como objetivo explorar estratégias inovadoras para impulsionar a economia local e regional, promovendo um ambiente de diálogo dinâmico entre governo, setor produtivo e sociedade civil organizada. O painel contará com a participação de Bruno Araújo, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; Leandro Andrade, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas; Douglas Cabido, diretor técnico do Sebrae; além dos mediadores, Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, e Lídia Prata, presidente da Aciu.
Uma grande empresa da cidade, a Fardas Uniformes, também integra este painel pela manhã. Os empresários Arnaldo Santos Júnior e Arnaldo Santos Neto participarão do debate. Os participantes serão recepcionados com um café da manhã de boas-vindas, às 8h. Uma feira com produtos de empreendedores locais também está prevista.
No foco do painel estarão as políticas públicas e investimentos do Governo de Minas e da Prefeitura Municipal, além das oportunidades oferecidas pelo Sebrae e o sistema associativista, composto pela Aciu e Federaminas. Os participantes ainda acompanharão relatos de casos de sucesso em processos de diversificação econômica, como o exemplo dos empresários da Fardas Uniformes.
Neste ano, o Circuito E-Minas percorre 11 cidades mineiras e as últimas edições serão em Teófilo Otoni, no dia 25 de setembro, e em Uberaba, no dia 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas no site da Aciu, em aciu.com.br.
Associativismo
na Prática
No período da tarde, o evento é voltado às Associações Comerciais da região. A partir
das 14h, os participantes terão acesso a conteúdos e ferramentas estratégicas.
O primeiro workshop, "IDA na Prática - Como impulsionar a autoridade local
e regional das ACEs", demonstrará como usar a Inteligência de Dados do
Associativismo (IDA) para posicionar as associações como protagonistas do
desenvolvimento regional.
A oficina ensinará a ler e transformar dados em insights acionáveis, mapear oportunidades e atrair investimentos institucionais. Em seguida, o workshop prático "Do Papel à Prática: Projetos Sustentáveis que Transformam Comunidades" capacitará dirigentes e colaboradores das ACEs na elaboração de projetos de captação de recursos. O objetivo é desenvolver propostas focadas em economia circular e sustentabilidade, com potencial para atrair parceiros e alavancar o desenvolvimento local. Os participantes trabalharão em atividades práticas, como a ideação de projetos baseados em problemas reais da comunidade, e sairão da oficina com protótipos de projetos prontos para submissão e uma lista de potenciais parceiros.
Com a parceria do Sebrae e o patrocínio da Copasa, Governo de Minas Gerais e Samarco, o evento é uma oportunidade imperdível para as ACEs da região se capacitarem e fortalecerem seu papel no desenvolvimento econômico.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa – Aciu