Reunião da Diretoria Plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) contou com uma pauta diversificada na noite desta segunda-feira (21). As eleições 2026 e o programa Desenvolve Uberaba foram temas abordados no encontro.
A primeira convidada da noite, a assessora especial de Captações e Parcerias da Prefeitura Municipal, Érika Cunha, falou sobre o programa Desenvolve Uberaba. Ela detalhou especialmente sobre a revitalização da Rua Artur Machado e o escaneamento subterrâneo por georadar para mapear redes e estruturas enterradas no subsolo, sem a necessidade de escavação. A requalificação da rua abrangerá remodelação da calçada, recapeamento, instalação de mobiliário novo, melhoria na iluminação pública, arborização e outras intervenções para incentivar o comércio local.
O programa Desenvolve Uberaba tem como principal investimento a captação de água do Rio Grande. Em abril, a Prefeitura de Uberaba e o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe assinaram contrato no valor de US$ 72 milhões para o investimento. No pacote, também estão previstas novas estações de tratamento de água e de esgoto, a construção e reforma de parques urbanos, a requalificação de vias de acesso à cidade, a implantação de nova estrutura cicloviária, a reforma do Parque do Jacarandá.
A Diretoria Plena da Aciu também recebeu o gestor do Memorial Parque Uberaba, Luciano Corrêa de Paiva, que apresentou os novos investimentos no local. Para o dia 14 de agosto está prevista a inauguração de cinco salas para velórios e da Capela Ecumênica. Já o Crematório deve ser entregue no primeiro semestre de 2026. O gestor ainda conversou com os associados sobre outras novidades da estrutura do Memorial Parque e o plano preventivo.
O último convidado da noite foi o especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, Fabiano Elias, que falou sobre as “Eleições 2026 e as chances de Uberaba”. Elias detalhou a matemática eleitoral que compõem as eleições municipais e gerais, especialmente para definição das cadeiras na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Ele destacou que a cidade precisa de um projeto político, com um conjunto de ações definidas para se alcançar o objetivo de voltar a ter representatividade a nível estadual e federal.
As reuniões da Diretoria Plena são abertas a todos os associados da Aciu, realizadas quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, 19h.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu