Aciu participa de inauguração do heliponto da UFTM
12/07/2025


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) esteve presente na solenidade de inauguração do heliponto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na manhã desta sexta-feira (11). A Associação foi representada pela presidente Lídia Prata. Além da Unidade Professora Maria Cristina Silva (Heliponto), também foram inauguradas as novas instalações dos Laboratórios de Urgência e Emergência. O investimento foi de R$ 8,3 milhões.


Durante a gestão do ex-presidente José Peixoto, a Aciu teve papel importante na luta pela manutenção do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, atuando em nosso município. Agora, com o heliponto, a cidade ganha uma estrutura adequada para pouso de helicópteros, agilizando o atendimento hospitalar dos pacientes.


De acordo com a UFTM, a nova unidade representa um importante avanço para o fortalecimento da estrutura de atendimento hospitalar e de formação acadêmica da universidade. O espaço abrigará atividades práticas de internato, estágios supervisionados e residência médica e multiprofissional, reforçando a integração entre ensino, serviço e assistência.


Localizada no topo do novo prédio, a área de pouso e decolagem para helicópteros será usada principalmente pelo Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e permitirá o atendimento a pacientes críticos da macrorregião do Triângulo Sul, que inclui Uberaba e mais 26 municípios. Segundo o tenente-coronel Vital, comandante da Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, a estrutura representa um ganho real para o atendimento na região. “Essa estrutura do heliponto permite uma redução do tempo de resposta nos atendimentos traumáticos e clínicos. Antes, pousávamos no UTC (Uberaba Tênis Clube), com deslocamento de até 20 minutos até o hospital. Agora, esse tempo é eliminado, o que pode evitar sequelas graves e salvar vidas”, destacou.


Além do heliponto, o novo prédio de 3.670 m² amplia a capacidade de atendimento do pronto-socorro do hospital, com salas de acolhimento, psicologia e assistência social. Também estão previstas instalações para os Laboratórios de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e o Centro Colaborador, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Haverá ainda espaços de simulação realística, voltados ao desenvolvimento de habilidades de residentes e alunos da graduação, fortalecendo a integração entre ensino e serviço.


A reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, lembrou que a atual gestão assumiu a obra em 2023 com o compromisso institucional de concluí-la, mesmo não tendo sido iniciada por sua equipe. “As instituições são maiores que as pessoas. Ao recebermos esse projeto, nos mobilizamos para sua execução e, com isso, reafirmamos o papel da UFTM como uma universidade pública comprometida com a saúde e a educação de qualidade”, afirmou.


Representando o Governo de Minas Gerais, o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, elogiou a eficiência com que o investimento estadual foi aplicado. “É muito bom ver o investimento da educação sendo empregado com tanta competência. Essa entrega será um diferencial para salvar vidas e, também, para aproximar a educação básica do ensino superior, que é uma das nossas metas no estado”, afirmou.


“Uberaba, cidade-polo de uma região como o Triângulo Sul, merecia e precisava muito desse heliponto, e a partir de agora, salvar vidas mais rápido é o que vai acontecer”, disse a prefeita Elisa Araújo, ressaltando que toda a região é beneficiada.

 

Fonte: Aciu, UFTM e Prefeitura de Uberaba

Outras fotos

ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.