O outono começa oficialmente no Brasil nesta quinta-feira (20) e a nova estação traz oportunidades para incrementar as vendas neste período. “A cada estação, surgem novas necessidades de compra e os comerciantes devem ficar atentos para aproveitar o momento. Pequenas mudanças, seja na vitrine, na divulgação, entre outras, já podem despertar o interesse do consumidor”, disse a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Lídia Prata.
Confira as dicas selecionadas pela Aciu, lembrando que elas devem ser adaptadas à realidade do seu negócio e ao perfil dos seus clientes.
Transforme sua vitrine: Planeje sua vitrine
com cores quentes. Use tons terrosos, laranjas, vermelhos e amarelos. Adicione
elementos naturais como folhas secas e galhos, e crie uma iluminação acolhedora
com luzes amareladas e suaves.
Crie espaços aconchegantes: Monte um "cantinho do outono" na
loja com poltronas, mantas e almofadas. Ofereça bebidas quentes como chás,
cafés e chocolates para criar um ambiente acolhedor. Promova a sensação de
conforto e acolhimento com a distribuição de aromas condizentes com a estação.
Priorize peças e produtos da estação: Se você é lojista da
área de roupas e calçados, é hora de colocar a coleção de outono em destaque.
Roupas de manga, casacos, cachecóis, botas e meias grossas devem estar em
destaque na loja.
É da área de beleza? Destaque produtos de beleza com aromas quentes como canela, baunilha e especiarias.
Se você é da área da alimentação, destaque produtos da estação como castanhas, nozes e frutas como maçãs e peras.
Trabalha com bebidas? Organize degustações de produtos como chás, vinhos e cervejas especiais.
Parcerias: Estabelecer parcerias com cafeterias, restaurantes ou outras lojas para criar promoções conjuntas. Exemplo: “a cada x reais o cliente ganha um Capuccino na empresa x”.
Divulgação: Use as redes sociais para entregar conteúdos relevantes para seus clientes, além de vídeos de fotos de produtos. Dê dicas de moda para o outono, ensine receitas com ingredientes da estação, incentive a interação dos seguidores, promovendo enquetes sobre o outono.
Invista em embalagens: Use embalagens com estampas e cores que remetam ao outono. Adicione etiquetas ou adesivos com mensagens de boas-vindas à estação.
Faça diferente: Crie concursos de fotos, frases, ou organize eventos no seu estabelecimento com temas relacionados ao outono, como moda culinária, jardinagem e decoração.
Assessoria de Imprensa – Aciu