Lídia Prata será a primeira presidente mulher da Associação em seus 100 anos de fundação
30/01/2024

Na noite desta quarta-feira, dia 31, o auditório da Aciu receberá diretores, autoridades, associados e convidados para dar posse ao novo grupo que comandará a associação pelos próximos dois anos. A diretora do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti, assume a presidência da Aciu, juntamente com sua vice-presidente, Esmeralda Junqueira Caetano Nasser, assim como 36 empresários e profissionais liberais que tomarão posse como diretores da Associação. A nova diretoria foi eleita por aclamação em 11 de dezembro de 2023.

Lídia esteve como vice-presidente da instituição nos últimos quatro anos e desde 2014 participava como diretora da casa. Filha do advogado Edson Gonçalves Prata e da auditora fiscal da Receita Federal Aparecida Damas de Oliveira Prata, aos 14 anos de idade Lídia assumiu as funções de assistente do então colunista social Paulo Silva, um de seus grandes incentivadores na profissão de jornalista. Posteriormente, ganhou coluna própria, semanalmente, assinada sob o pseudônimo “Larissa”.  Em 1.979, ao ingressar na Faculdade de Comunicação Social, deixou o colunismo social para se dedicar ao jornalismo diário, atuando inicialmente na cobertura de fatos locais na editoria de cidade e, em seguida, na cobertura política. Além de sua formação em jornalismo, Lídia também é graduada em direito pela Uniube.

É casada com o engenheiro Luiz Ciabotti Neto, com quem tem duas filhas, Giovanna Prata Ciabotti Camargos, médica dermatologista, e Larissa Prata Ciabotti Santos, publicitária, que hoje integra o quadro diretivo do Grupo JM de Comunicação ao lado de seus pais. Sob sua gestão, o Jornal da Manhã passou por grandes transformações, dentre as quais a troca dos antigos equipamentos tipográficos pelas modernas impressoras rotativas que possibilitaram a impressão do primeiro jornal em cores de Uberaba e região. Dos pouco mais de 30 empregados daqueles tempos, o Jornal da Manhã hoje emprega diretamente mais de 100 pessoas, além de gerar cerca de 200 empregos indiretos.

Em agosto de 2.009, sob a batuta de Lídia, do marido Luiz Ciabotti e da filha Larissa, o Jornal da Manhã transformou-se em Grupo JM de Comunicação, ampliando suas atividades para abrigar, também, a Rádio JM, inaugurada em 2009. Sua liderança nata a fez contribuir com diversas instituições na cidade, tendo sido presidente da Fundação Cultural em 2002, e recentemente empossada como vice-presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, triênio 2024/2026. Hoje se divide entre as atividades no Grupo JM de Comunicação, empresa que engloba o Jornal da Manhã, a Rádio JM FM, o portal JM Online e a Barcelona Editora e Gráfica. Assina também a coluna “Alternativa” no Jornal da Manhã e é co-apresentadora do programa “O Pingo do Jota”, na Rádio JM.

“É uma honra assumir a presidência da ACIU e também um grande desafio, por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo numa entidade de classe respeitada por sua atuação ao longo dos seus 100 anos de história. Nossa missão será dar continuidade ao valoroso trabalho de todos aqueles que nos precederam, sempre tendo como objetivo a defesa do empresariado uberabense e o desenvolvimento de Uberaba em todas as áreas” – destaca Lídia.

Anderson Cadima, presidente das gestões 2020/2021 e 2022/2023, assumirá a presidência do conselho consultivo da Aciu, formado por ex-presidentes da casa. “Fico muito feliz de estar deixando a Associação nas mãos de uma empresária tão competente e que continuará elevando o nome da nossa casa, como ela merece. Desejo sucesso ao novo grupo”, destaca Cadima.

Por Marcela Pires