Mais de R$ 22 milhões de investimentos são aprovados pelo Comdesu
18/05/2023

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu) realizou, nesta quarta-feira (17), a 5ª reunião ordinária de 2023.  Na ocasião, foram aprovados seis processos de incentivos, que juntos totalizam R$22.044.500,00 em investimentos para o Município. O encontro foi promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), localizada na Praça Frei Eugênio.

As áreas pleiteadas são para o Distrito Industrial II e Mini Parque Empresarial Alfredo Freire. As empresas incentivadas são: SGG Representações Ltda. com investimento de R$20.080.000,00; RCS Engenharia Ltda. com investimento de R$ 580.000,00; JLB Distribuidora de Água, com investimento de R$435.000,00; Metallmec Engenharia e Manutenção com investimento de R$400.000,00; TEHSA Tecnologias e Soluções em Prevenção Ltda. com investimento de R$244.500,00 e Ubersan Prestação de Serviços Ltda. com investimento de R$305.000,00. Com isso, o saldo do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE) está em R$ 7.215.146,13.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, destacou que os novos investimentos irão gerar 205 empregos diretos e indiretos. “É uma grande satisfação essa reunião, que simboliza mais um avanço dos incentivos do governo Elisa, com geração de mais desenvolvimento, empregos e renda, mostrando que estamos no caminho certo. Uberaba vem sendo, nos últimos meses, o Município que mais tem gerado emprego em Minas Gerais e, logicamente, esse resultado é fruto dos investimentos dos empresários de fora e, principalmente, dos de Uberaba”, concluiu.

Com os novos pleitos aprovados, de 2021 até maio de 2023, somam 75 empresas incentivadas, o que representa um total de R$ 5.308.306.425,18 em investimentos para o Uberaba. Além da geração de 7.131 empregos, diretos e indiretos.

A reunião foi coordenada pela presidente do Comdesu, Cynthia Bessa de Souza, e contou com a presença dos secretários da Sedec, Rui Ramos, e da Fazenda, Roberto Tosto; superintendente de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento, Luiz Mário Molinar Neto; assessor especial do Gabinete, Raphael Prata Stacciarini Takenaka; da presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Anderson Cadima, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fernando Xavier, do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Maurício Pincelli, e o convidado representando a Fiemg - Vale do Rio Grande, José Arlênio Veneziano. A Aciu é integrante do Conselho, que tem um importante papel no município, apoiando a geração de emprego, renda e, consequentemente, o desenvolvimento de Uberaba.