Minas Consciente endurece medidas e regiões entram na onda roxa
04/03/2021


Uberaba está na Triângulo Sul e segue na onda vermelha

O Governo de Minas criou uma nova onda mais restritiva para o programa Minas Consciente. Ficou determinado o endurecimento de regras para as regiões Triângulo Norte e Noroeste, a fim de conter a propagação da Covid-19. As medidas foram apresentadas durante coletiva de imprensa convocada pelo governador Romeu Zema, nesta quarta-feira, dia 03. O Triângulo Sul, região que compreende Uberaba, não foi atingido no momento, mas o governador afirmou que a região sediada por Uberaba está em "observação diária" e pode entrar em fase mais dura posteriormente. 

Diferentemente das demais ondas do programa do estado, a onda roxa é impositiva, ou seja, mesmo os municípios que não aderiram ao Minas Consciente devem seguir as regras do Estado. A recém-criada onda prevê apenas o funcionamento de serviços essenciais, toque de recolher das 20h às 5h, proibição de circulação sem máscaras ou com sintomas de gripe, proibição de reuniões presenciais e confraternizações familiares, proibição de eventos públicos e privadas, criação de barreiras sanitárias de vigilância e  autorização de bares e restaurantes para funcionar somente via delivery.

"O município polo adotar medidas duras e restritivas não é suficiente se as cidades do entorno continuam produzindo pacientes e enviando para o município pólo. A onda roxa será impositiva porque se isso continuar causa estrangulamento do sistema de saúde", manifestou o governador. Ainda em seu pronunciamento, Zema justificou que a autonomia dos prefeitos foi respeitada praticamente por um ano, mas agora a situação envolve a rede de Saúde como um todo e aplicar ações mais rígidas é necessário para evitar um colapso geral.

Quatro critérios serão avaliados para embasar o enquadramento de regiões na nova onda roxa do Minas Consciente: a taxa de distanciamento social; desassistência e taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência e a taxa de óbitos. Em Uberlândia, o toque de recolher e a lei seca estão mantidos. A cidade vizinha entrou na fase mais rígida no dia 20 de fevereiro, que deve se estender até 12 de março, pelo menos. Assim, há restrição da circulação de pessoas e veículos entre 20h e 5h e os comércios continuam proibidos de vender bebida alcoólica, por qualquer meio, inclusive remoto, a qualquer dia e hora. Uberlândia tem 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva tanto na rede pública quanto na privada, e há fila de cerca de 200 pacientes aguardando vaga em UTI. Nas últimas 48h, Uberlândia registrou 792 novos casos de Covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou nesta quarta o segundo dia com mais mortes por coronavírus em 24h. Foram registrados 227 óbitos e o recorde para o período é de 243 mortes, registradas no último dia 10 de fevereiro. Ao todo são 893.645 casos de Covid-19 em Minas e 18.872 mortos.

Fonte: Jornal da Manhã e Governo de Minas

 


POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.